quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

As Frases

     
O deslaço da liderança do projeto político, montado numa presunção de intocabilidade pela teia construída ao longo da vida política, na justiça, na economia, nos media e nos interesses parciais, foi longe de mais, quiçá a ponto de não retorno da confiança política e eleitoral de muitos. (António Galamba ,Ji)
Cordeiros de Costa que tiram o pecado do governo, tende piedade de nós - Não fosse a Assembleia da República um antigo convento beneditino, a alegoria talvez caísse a despropósito. O facto é que não cai ‒ nem o governo, nem o despropósito. Eventualmente inspirado em São Bento, ironicamente padroeiro da Europa, lá está ela, o sr. primeiro-ministro transcendeu-se no debate de ontem no parlamento. O objetivo, bastante cristão, não menos político, era um: a salvação. E António Costa alcançou-a em pleno. (Sebastião Bugalho, CNN)

Volvida uma semana de calvário governamental, o governo superou o martírio, evitou a cruz e regressou ao seu estado natural. O PSD pedira a Costa para continuar a governar e o primeiro-ministro não se fez rogado: assim continuou. Fernando Medina? Explicou-se. Maria do Céu Antunes? Idem. Gomes Cravinho? Nem mencionado. Uma alma mais desinformada que houvesse decidido conhecer a casa poderia perguntar-se, com inteira justiça, na tarde desta quarta-feira:
‒ Crise política? Qual crise política?

Sem comentários: