quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Conversa do PR Com o SG do PS
Os Submarinos e a Burla

O primeiro inquérito no âmbito da investigação ao caso dos submarinos está concluído. Esta semana, o Ministério Público acusou três dirigentes da empresa alemã Man Ferrostaal e sete empresários portugueses de burla ao Estado .
Alterações Climáticas e Escassez de Água
A escassez de água, que preocupa cada vez mais os governos de todo o mundo por causa das alterações climáticas, é a grande preocupação da relatora da ONU, que destacou, em declarações à Agência Lusa, este tema na véspera do Dia Nacional da Água, marcando também o início de um novo ano hidrológico em Portugal.
«É preciso promover o consumo de água da torneira, em prol da engarrafada que [devido à embalagem] é prejudicial ao ambiente», afirmou Catarina Albuquerque.
A responsável pretende promover o consumo de água canalizada, porém, é necessário serem instalados bebedouros na via pública, uma recomendação que admite não dever ser implementada neste momento em que os profissionais de saúde desaconselham o seu uso alegando risco de contaminação do vírus da gripe A.
Esta responsável defendeu ainda que devia haver uma «mega-campanha do Governo» a lembrar os portugueses que a água da torneira tem muito boa qualidade e que é mais amiga do ambiente do que a engarrafada.
Actualmente, cerca de 400 milhões de pessoas vivem em regiões com escassez de água, prevendo as Nações Unidas que este número chegue aos quatro mil milhões em 2025.
A crescente escassez de água, aliada ao rápido aumento da população mundial, leva a que se questione se os recursos de água doce podem vir a ser fonte de conflitos internacionais ainda durante este século. Portugal, por exemplo, partilha 48 por cento das suas reservas de água com Espanha
A Desconfiança de Cavaco Não É Recente
Cavaco Silva afastou, já há quatro meses, o responsável pela informática da Presidência da República (PR), nomeado pelo socialista Jorge Sampaio. Substituiu-o por um novo director, um destacado perito, que tinha antes servido o Governo de Durão Barroso nos anos da última coligação PSD/PP.
Paulo Jorge Vaz de Castro Costa estava no Palácio de Belém desde 1 de Fevereiro de 2004 .
Foi, aliás, o primeiro--ministro José Sócrates, a assinar o Decreto-Lei 132/2009, que descreve as competências da nova Direcção de Informática, publicado em Diário da República de 2 de Junho.
As preocupações de Cavaco Silva com o sistema informático não começaram no dia em que o DN publicou o e-mail, onde o seu assessor era identificado como a fonte da notícia do Público sobre as suspeitas de escutas em Belém, conforme deu a entender na suas palavras de terça-feira.
Em Junho passado - dois meses antes das notícias do Público e três meses antes da manchete do DN - , a Presidência reforçou o seu Núcleo de Informática, na dependência da secretaria-geral .
Fonte: DN
Autarquicas e as Repetições

Com a lei que impõe a limitação de mandatos a ter efeitos práticos a partir desta eleição - impedindo que os presidentes de câmara possam ser eleitos por mais de três mandatos consecutivos - verifica-se que dos 279 autarcas que se recandidatam, são 188 aqueles que ocupam o cargo há pelo menos dois mandatos, o que significa que, em caso de serem reeleitos, terão forçosamente que se afastar em 2013.
Ouvido recentemente pelo PÚBLICO, o sociólogo Fernando Ruivo, que dirige o Observatório do Poder Local do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia de Coimbra, explica que a resistência à mudança não é apenas uma questão política. "É um problema que advém da sociedade portuguesa, não há uma sociedade civil forte, está fechada até às eleições, tal como acontece com as portas dos partidos", disse.
E a questão torna-se ainda mais evidente quando se observa que, mesmo nos poucos casos em que os actuais presidentes de câmara não se recandidatam, a grande maioria das listas é agora encabeçada por elemento das actuais vereações, em regra os vice-presidentes. Por distritos, verifica-se até que em alguns todos os presidentes de câmara repetem a candidatura. É o caso de Porto, Castelo Branco, Portalegre e Setúbal, sendo que neste último o presidente da Câmara de Sines, eleito pela CDU, encabeça agora uma lista de independentes.
E... o Amor
Não a fúria dos corpos quando trocam
Desespero por desespero,
Não a suprema tristeza de existir,
A obscena arte de viver,
A ciência de não dar e receber,
Mas o amor que se traduz
Pela bondade, a confiança,
A pureza, a fraternidade,
A força de viver, de triunfar da morte,
De triunfar da sorte,
A vertigem de conhecer
Necessidade e liberdade!