sábado, 11 de setembro de 2010

Educação Cá Dentro E Lá Fora


889 horas - É o tempo que os alunos portugueses passam na escola. Na OCDE, é de 777 e na propagandeada Finlândia 600 h.

31 anos é o tempo que um professor demora a atingir o topo da carreira. Na OCDE é de 24.

O estudo da língua materna ocupa só 11% do currículo dos alunos do 3º ciclo,. Na OCDE 16%.

Lá fora o currículo concentra-se nas disciplinas nucleares, por cá há uma grande diversidade de disciplinas.

Em todos os níveis de ensino, os docentes portugueses dão mais horas de aulas do que os outros professores da OCDE.Nos últimos anos o tempo de aulas aumentou em 9% no 1º ciclo e 31% no secundário. Os professores portugueses trabalharam mais 1261 horas por ano nas escolas, ( fora o trabalho que trazem para casa) mais 83 que a média na OCDE.

Os professores trabalham muitas horas. Os alunos têm muito tempo de aulas. O insucesso escolar é grande. Algo está está errado. Analise-se as directrizes do ME nestes últimos anos e... voilá .

Esta É A Frase

« Não fico ansioso a pensar o que acontecerá se eu falhar»

Passos Coelho

Nota: Quem nos dera aqueles políticos de convicções suficientemente fortes para se tornarem ansiosos quando falham. (P.A.)

Criticas Ao PGR - Moita Carrasco


... Mas como vem sendo hábito, podem criticar,berrar ou espernear -haja o que houver, digam o que disserem, quem tem cargos nesta legislatura não arreda pé.

Em comunicado, o CSMP diz-se preocupado "com as notícias que, ao longo do mês de Agosto, profusamente deram conta de conflitualidade existente no seio do Ministério Público", bem como "o efeito nocivo que estes acontecimentos têm na imagem e funcionamento" desta magistratura, numa alusão ao caso de Cândida Almeida.

Foram muitas as críticas ao PGR, na reunião que durou entre as 11h00 e perto das 21h00. Algumas num tom de repreensão. O próprio comunicado da reunião dá conta dos avisos que os conselheiros deixaram a Pinto Monteiro.

O problema do vice-procurador-geral da República, Mário Gomes Dias - que se mantém em funções apesar de ter atingido a idade limite para a reforma, os 70 anos, a 15 de Junho passado, foi outro dos temas amplamente discutidos.
"Importa que o senhor procurador-geral da República acautele a urgente solução do assunto do vice-procurador-geral da República", lê-se na nota.

Perante as críticas, Fernando Pinto Monteiro afirmou que não se demitirá e que pretende continuar a exercer as suas funções até ao fim do seu mandato, que termina em Outubro de 2012.

Sem Tempo Para Pensar ...

«Muitos males da nossa época resultam de que não gastamos tempo em estar connosco mesmos, com os outros homens e com a natureza.
Os homens possuem a capacidade de pensar, mas não têm tempo de exercitar o pensamento. Poderiam pesar com sossego no seu coração as palavras, os gestos e os acontecimentos: crescer por dentro. Mas falta-lhes tempo. Seriam capazes de trocar sorrisos e de se ajudarem, de fazerem amigos, mas dedicam-se a outras coisas.
Os homens correm.»

Paulo Geraldo