quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sócrates Toca o Sino E Acha-se Com Direito A Vénia

Tarde e a más horas, Sócrates acordou para a situação em que colocou o país - toca o sino - e acha que todos têm de fazer a vénia.

O PM vai à AR e não explica as medidas que toma.
O PM vai à AR para questionar a oposição.
O PM vai à AR e não responde às dúvidas da oposição.
O PM vai à AR e não presta contas das medidas anteriormente tomadas.
O PM vai à AR por em causa os Governos que antecederam os seus e pedir explicações.
O PM não negoceia as medidas que diz serem importantes para o país - o que quer é obrigar os outros partidos a aceitar as suas ideias.(o Governo não tem maioria)
O PM afirma que nunca pensou em tempo algum demitir-se. É a alienação total. É que deve pensar que somos todos aliegenas.

Na intervenção no debate quinzenal na Assembleia da República, o líder parlamentar do PSD insistiu que o primeiro-ministro explicasse "o que é que correu mal" para anunciar agora novas medidas de austeridade quando há quatro meses, com o acordo do PSD, aumentou impostos e decidiu cortes na despesa, garantindo então que "era o necessário e o suficiente para cumprir as metas de 2010 e as de 2011".

Miguel Macedo chegou mesmo a acusar o primeiro-ministro de se comportar como "alguém politicamente inimputável" por fugir às explicações.

Ilusionismo Ou Esperteza Saloia?

Com que então estava tudo controlado até final do ano? - Mentira !
Claro que não estava. Então, e ... na linha que o Governo já nos habituou - saí mais um número de Ilusionismo .
A transferência do fundo de pensões da PT para o Estado. A receita gerada, de 2,6 mil milhões de euros, será inscrita na execução orçamental deste ano. A Portugal Telecom (PT) vai voltar a salvar as contas públicas.
Os fundos de pensões da PT Comunicações para o Estado deverá permitir a Teixeira dos Santos cumprir o limite dos 7,3 por cento.(Fonte:Público)

Pois é, mas... passam para o Estado as responsabilidades do fundo, mas também o dinheiro equivalente a esses encargos.

Mas, num cenário em que a sustentabilidade do sistema de pensões é um risco, o impacto deste tipo de operações levanta sempre dúvidas.

As Escapatórias ...

«A coisa mais fácil do mundo é encontrar escapatórias quando não queremos olhar para dentro de nós mesmos. Uma culpa exterior é coisa que existe sempre, tem de se ter muita coragem para aceitar a culpa - ou melhor, a responsabilidade - só nos cabe a nós.»

Susanna Tamaro