quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Em Meias Palavras Verdades Inteiras

Refiro-me a Portugal e a Angola. Em Portugal, hoje, todos se queixam e, coitados, com razão. 
Quem não cometeu o pecado é que está a cumprir a penitência.
O pobre lavrador, independente ou funcionário público - que não aldrabou as contas públicas - é que tem de tapar os buracos dum PS e dum Jardim, ou, então, do esbanjismo de muitos ministros e directores gerais, disto ou daquilo, para quem o orçamento era um mito que não se parecia nada com as barbas do Adamastor. Chegou a crise - tal como está – e os “costas largas” safam-se enquanto que o peixe miúdo é pescado à linha e sofre pelos pecados que não cometeu. (ler artigo completo)


Nota: O Pe. Álvaro Teixeira partilhou no artigo acima referido o  sofrimento com que de longe observa o afundar do  povo do seu país. Ao mesmo tempo, onde se encontra (Angola) não sofre menos, as razões é que são diferentes, porque aqueles são vítimas sim, mas, não da "Troika".

A Mente Humana Pode Ser Lavada?

Então, a mente humana pode ser lavada? Sim, em circunstâncias extremas, como as dos soldados prisioneiros. Ou, explica Kathleen Taylor, como as de um povo há muito prisioneiro e sofredor. Nas lágrimas que nos têm sido mostradas há propaganda ou fingidas. Mas também as há verdadeiras, sentidas - o que não enobrece ninguém, só nos assusta a todos.

Ferreira Fernandes,CM

A propósito de propaganda, estamos conversados. Sabemos bem como certas mentes foram manipuladas por palavras ocas e por frases tocantes "amo-vos". Oh! como ele nos amava, tanto, que nos deixou de rastos a nós, mas também aos queridos companheiros que terão de trilhar muito caminho até recuperarem alguma dignidade e confiança.