quinta-feira, 19 de abril de 2012

Opiniões ...

A grande divisão na Europa não será entre o Norte e o Sul ou entre a esquerda e a direita. Será entre os países que diligentemente  consigam fazer a transição do modelo do Bem-Estar universal e caminhem na definição de um novo modelo social Europeu e os países que irão ser forçados a mudar pelos acontecimentos, de um modo brusco e duro.
Quando se trata de excesso de gastos com a previdência social a Europa não tem anjos.[pena, nós vamos penar - mais que certo]
Fonte: Para prosperar os países do euro devem cortar o Estado do Bem-Estar (Fredrik Erixon é director do Centro Europeu de Economia Política Internacional.

É Optar ...


... Mas, não é nada fácil - dói e não é pouco.

Portugal pode crescer alguma coisa e será bom se isso acontecer. O mundo, no entanto, não vai "crescer" até ao infinito. Vai mingar face ao que temos hoje de recursos. Por isso apostaria desde já numa economia de proximidade, menos consumista, mais próxima da terra, capaz de devolver mais sentido à vida das pessoas, tentando autonomizá-las através do alerta para as necessidades da autossubsistência. Em alternativa podemos confiar no Estado e nos políticos profetas do crescimento. É optar.

Daniel Deusdado,JN