quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Agora As Más Notícias ... O Plano B

O Governo já fechou o plano B para responder ao chumbo das pensões do Tribunal Constitucional.

Tal como o SOL anunciou na sexta-feira isso passa pelo alargamento da actual Contribuição Extraordinária de Solidariedade (taxa sobre todas as pensões).
Esta medida, não sendo suficiente, teve de ser complementada com uma outra, que também incide do lado da despesa.

O ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, anunciou hoje numa conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que o Governo irá apresentar uma reforma "duradoura de todos os sistemas de pensões", público e privado. Mas até lá entra em vigor uma medida "transitória" que é o aumento da contribuição dos funcionários públicos para a ADSE.
Marques Guedes confirmou que o Governo vai "recalibrar a CES e alargar moderamente a sua base de incidência" mas não adiantou valores.
O aumento dos impostos ficou definitivamente excluído. [em actualização]

Boas Notícias ...

A ‘yield' associada às obrigações a 10 anos cede para os 5,94%, abaixo da barreira dos 6% de onde não descia desde 11 de Dezembro. O comportamento da dívida nacional acompanha os restantes mercados periféricos, onde os juros estão também em queda.

A taxa de juro a dois anos é a que regista a queda mais acentuada, de 44 pontos base para 2,87%, de acordo com dados da Bloomberg. Já a ‘yield' a cinco anos recua 28 pontos base para 4,75%.(Económico)

Vamos esperar que as boas notícias não esmoreçam.