A RODA

segunda-feira, 13 de março de 2017

Uma Equipa de Investigadores Da Universidade Do Algarve Descobriu As Causas Da Resistência À Quimiotrapia

Foto: DR/Universidade do Algarve
Uma equipa de sete investigadores da Universidade do Algarve quis perceber de que modo as células cancerígenas se tornam resistentes às terapias convencionais.

Os investigadores do Centro de Investigação de Biomedicina da Universidade do Algarve chegaram à conclusão de que há uma proteína resistente à quimioterapia, a TRIB 2, que contribui para a sobrevivência das células cancerígenas, tornando assim ineficazes os tratamentos e levando a um número significativo de mortes.

A cientista Patrícia Madureira, que faz parte da equipa, explica que foram analisados os dados de centenas de pacientes e que "a maior taxa de mortalidade se verificava naqueles que tinham os níveis da proteína mais elevados"


A investigação inédita na área do cancro foi agora publicada na revista Nature.

Os cientistas portugueses, liderados pelo alemão Wolfgang Link, professor da Universidade do Algarve, estão a ser auxiliados no estudo por investigadores do Reino Unido, Espanha, Alemanha e Turquia.
A investigação está a ser financiada pela Bayer desde há 5 anos. O objectivo é descobrir novos fármacos e novas terapias, mais personalizadas e dirigidas a cada doente, que possam neutralizar a proteína TRIB 2. Desta forma procura-se que os tratamentos oncológicos possam um dia ter mais sucesso.
Fonte: TSF 
mfm at 16:43 Sem comentários:
Partilhar

Tudo Mudou Para Tudo Ficar Na Mesma

Paulo Baldaia
Senão, constatem:

Os funcionários públicos recuperaram rendimento, mas a classe média continua à espera do fim da sobretaxa. 

O emprego aumentou ao mesmo tempo que aumentou a precariedade e diminuiu o salário médio. 

O investimento, público e privado, continua mais ou menos parado. 

Os juros da dívida aumentaram e levam-nos mais ou menos 5% de tudo o que produzimos anualmente no país. 

Amortizar dívida continua a ser uma miragem. 

Mas sim, dá a sensação que o país é outro, que dependemos apenas da nossa própria boa vontade, sem cuidarmos de perceber que geringonça não é apenas a coligação parlamentar, é todo o país e a economia que o sustenta.
Se eu fosse de direita seria capaz de desejar um milagre da esquerda e se fosse de esquerda estaria decidido a entregar o poder à direita para ela endireitar o país. Como verdadeiramente ninguém está a pensar no país a médio prazo, não há racionalidade nem altruísmo. Há a tática de jogo que consiste em ganhar um dia de cada vez para segurar o poder o máximo de tempo possível. Há o lado esquerdo, o lado direito e um sistema financeiro que, num mundo globalizado, rapidamente aprendeu a servir-se de tudo e de todos. Há a América que se radicaliza, uma Europa que implode e um povo a ver passar navios.

Podemos acreditar que a alternativa deu bons resultados, mas a única certeza que podemos ter é que, como se pensava, não há um caminho único. Isto funciona com austeridade de direita e austeridade de esquerda, mas nenhuma resolve os problemas estruturais do país. 

Continuamos sem fazer as reformas estruturais, sem adaptar a legislação à globalização que nos entrou porta dentro, sem adaptar as relações de trabalho à competitividade que aumentou com essa globalização, sem acrescentar rigor à liberdade de circulação de capitais. E, com esta consciência da realidade, ganhamos o conforto de sabermos que pouco ou nada depende de nós.

Ainda assim, olhando para os principais protagonistas da vida política portuguesa, é tempo de lhes fazer uma avaliação pelo ano que passou nas suas novas existências. Pela ordem hierárquica:(ler aqui)
mfm at 10:44 Sem comentários:
Partilhar

Tempos De Progresso São Precedidos Por Tempos De Desordem

“Assim como o caos tumultuado de uma tempestade traz uma chuva nutritiva que permite à vida florir, assim também nas coisas humanas tempos de progresso são precedidos por tempos de desordem. O sucesso vem para aqueles que conseguem sobreviver à crise.”


I Ching No.3  
mfm at 00:27 Sem comentários:
Partilhar
‹
›
Página inicial
Ver a versão da Web

Acerca Da RODA

A minha foto
mfm
Setúbal, Portugal
A roda um dia vira ... ela eleva os homens para depois deixá-los cair de novo.
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.