A Frase

 De pouco nos valerá continuarmos a ser um país muito simpático para estrangeiros, para startups, para jogadores de poker, se depois maltratamos as grandes empresas e os trabalhadores.

(Nuno Medeiros Carrapatoso, OBSR)
(...)
O sistema fiscal é um dos fatores críticos para o sucesso económico de qualquer país. Infelizmente, os nossos decisores políticos parecem estar a desprezar esta premissa, demonstrando-se incapazes de implementar um sistema que estimule a competitividade e o crescimento da nossa economia.(...)

Ao insistir num sistema fiscal pouco competitivo, Portugal estimula a economia paralela e a fuga de capitais. Segundo as estimativas do último estudo feito pelo Observatório de Economia e Gestão de Fraude, em 2015, a economia paralela correspondia a 27,3% do PIB, ou seja, 49 mil milhões de euros, um valor mais de quatro vezes superior ao orçamento anual do Ministério da Saúde. 

Num estudo da Comissão Europeia, em percentagem do PIB, Portugal foi considerado o terceiro país da União Europeia que mais riqueza transferiu para offshores, estimando-se que, entre 2001 e 2016, tenham sido desviados cerca de 50 mil milhões de euros. Noutro estudo, The Missing Profits of Nations, estimou-se que, em 2016, o fisco tenha “perdido” 630 milhões de euros de receita de IRC como resultado da transferência de 2,8 mil milhões de euros de lucros das multinacionais a operar em Portugal para outros países, nomeadamente para os Países Baixos.(ler texto completo)

As Pessoas Boas Quando As Faz Sofrer ...

 
As pessoas boas quando
você as faz sofrer, não gritam.
Mas elas arquivam. Elas se
afastam devagar, sem ruído,
para então nunca mais voltar.
Elas continuam sendo boas,
mas sem confiar.
E é nesse exacto momento 
que elas tiram você da vida delas.
Elas Não te apoiarão mais.
Elas não confiarão mais em você.

(CF)