terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Existência hoje :«Eu Sinto Logo Existo»

   
A existência, hoje, contudo, já se faz depender da razão, mas do sentimento. Eu diria que hoje podemos afirmar: «Eu sinto, logo existo». (Edgar Clara, SOL)

O que é a existência? O que é viver? O que é estar vivo? Quem sou eu? Estas são das perguntas mais difíceis de responder, porque cada um procura, em todas elas, um sentido!

Qual é o sentido da minha existência?

Descartes teria dito: «Eu penso, logo existo». O inverso, no entanto, também é verdade: «Eu existo, logo penso». Porque se não existisse, não pensaria. Porém, nem tudo o que existe, pensa! Porque o pensamento é próprio do homem e há seres vivos que existem, mas não pensam. Também é verdade que há homens que não pensam, mesmo existindo, mas isso é outra história.

Uma existência dependente do sentimento, que contrarie a própria razão é, no fundo, uma contradição da própria evolução científica do conhecimento que o homem faz de si mesmo. Por isso, o caminho só pode trazer, para todos, um futuro de diálogo entre razão e sentimento capaz de dar um sentido racional à própria existência.

A existência, hoje, contudo, já se faz depender da razão, mas do sentimento. Eu diria que hoje podemos afirmar: «Eu sinto, logo existo». Isto porque a existência está cada vez mais dependente do sentimento e não tanto da razão. Há, de facto, alguns teóricos que fazem depender a existência humana daquilo que cada um sente que é e, portanto, é necessário fazermos depender as leis e as verdades do mundo com os sentimentos de cada um, prescindindo agora da própria razão.

É estranho o que vamos encontrando na nossa vida, mas é a realidade. Hoje o sentimento é uma variável que está acima de muitas outras variáveis da existência humana.

2022: Ano Novo Chinês

2022: ANO DO TIGRE
O Ano Novo chinês 2022 inicia-se em 1 de fevereiro de 2022, entrando-se neste dia no Ano do Tigre, e encerra-se em 21 de janeiro de 2023.

É o momento de dizer adeus a 2021, Ano do Boi (Búfalo), e olá a 2022, sob o signo do Tigre, que corresponde ao ano 4720 no calendário chinês.

2022: Ano do Tigre

No horóscopo chinês, cada ano lunar é regido por um animal e o Tigre, sob influência do elemento água, irá apoderar-se do ano 2022, dando-lhe as suas características.

Trata-se do terceiro signo do zodíaco, associado ao dinamismo e determinação.

2022 é o ano regido pelo Tigre, assim como aconteceu em 1914, 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010.

O Calendário Chinês

Ao suceder a primeira lua nova, inicia-se o Ano Novo Chinês. Dessa forma, o ano começa entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Enquanto que o calendário gregoriano é seguido pela maioria dos países, baseado no movimento de translação da Terra, o calendário chinês é organizado pelas fases da Lua e a posição do Sol.

O zodíaco chinês é formado por 12 signos e cada animal é influenciado pelos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, água, madeira, fogo e terra.
Animais no Ano Novo Chinês

Segundo a tradição, os animais da criação foram convocados por Buda para uma reunião. Entretanto, como apenas 12 atenderam ao seu pedido, esses seres foram honrados tornando-se símbolos da astrologia chinesa e passaram a representar os anos do calendário.

animais do horóscopo chinês

A posição dos 12 animais, diz a lenda, foi definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Tradições do Ano Novo Chinês.
As celebrações começam no Dia de Ano Novo Chinês, o primeiro dia do primeiro mês do calendário chinês, e estendem-se até ao Dia do Festival das Lanternas, o décimo quinto dia do primeiro mês do calendário.

É tradição as famílias reunirem-se para jantar pelo Ano-novo Chinês, além de limparem a casa para afastar qualquer má sorte e abrir espaço para a boa sorte. As janelas e portas são decoradas com papéis vermelhos, entre outras tradições registadas neste dia.

Veja as previsões para o ano do Tigre

Regente energético indica um período de dinamismo, compromissos e acontecimentos

O ano 2022 também sofrerá influências do elemento Água. “Claro que depende de cada pessoa assimilar e interpretar essa energia nas suas ações, porém, ela opõe e incentiva movimentos fluídos, sem deixar nada se estagnar”, esclarece a professora e consultora de Astrologia Oriental Chinesa.

A energia da Água oferece transparência que, segundo Adriana Di Lima, pode garantir relacionamentos mais verdadeiros e honestos. “Os aspectos de sabedoria também podem abarcar e garantir modos de ação mais eficientes e assertivos”, acrescenta.

2022 será um ano de bastante movimento, mas com leveza, e que oferecerá mais espontaneidade e clareza para os acontecimentos. “Suaves sim, mas intensos, principalmente pelo signo do Tigre. Isso sempre dependerá de momentos e escolhas pessoais e coletivas que contribuem para a energia de um todo global”, ressalta Adriana Di Lima.