sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Um Novo Modelo De Ação Social

Um novo modelo de ação social: mais justo, transparente e eficaz - Estudar no Algarve, em Lisboa, em Coimbra, em Trás-os-Montes ou nas Regiões Autónomas implica encargos muito distintos, e um sistema justo não pode ignorar essa realidade.      (Fernando Alexandre e Cláudia Sarrico, OBSR)

A ação social no Ensino Superior é um dos instrumentos mais poderosos de promoção da igualdade de oportunidades. Quando funciona bem, reduz o abandono, aumenta a probabilidade de conclusão dos cursos e contribui para quebrar a transmissão intergeracional da desigualdade. É também um instrumento essencial de promoção da liberdade de escolha, garantindo que os estudantes dispõem das condições económicas necessárias para frequentar o curso e a instituição para os quais alcançaram os resultados académicos exigidos. (...)

Nota: Tanto alarido fizeram com base em declarações do Ministro retiradas do contexto exatamente para denegrir o Governo e baralhar a opinião pública. A TV, a Imprensa, as Opiniões, cada vez mais desacreditadas, influenciadas por grupetas desinformam e acusam, em vez de confirmar antes o que transmitam.

A Alegria

A Alegria É Um Sentimento Bom

A alegria cristã é um sentimento bom. O que eu quero dizer com isso é que não se trata de uma ideia. Não é uma convicção. Não é uma persuasão ou uma decisão. É um sentimento. Ou – eu vou usar as palavras de forma intercambiável – uma emoção. Uma das marcas que diferencia uma ideia de uma emoção ou um sentimento é que você não tem controle imediato sobre os seus sentimentos ou sobre as suas emoções. Você não pode estalar os dedos e decidir sentir algo.

Esse sentimento bom é na alma. Com isso, eu quero enfatizar que não é no corpo. A alma, a parte imaterial da minha pessoa, experimenta a alegria. O corpo pode até sentir os efeitos disso. Talvez eu sinta borboletas no estômago. Talvez eu pule de alegria. Pode haver lágrimas de alegria rolando pelo meu rosto. Contudo, nenhum desses efeitos no meu corpo são a própria alegria. Todos são distintos da alegria.    (John Piper)

Na animação Divertida Mente, Alegria é uma das cinco “emoções humanizadas” que controlam o cérebro (e os humores) de Riley, 

Cabelo : O corte foi inspirado na atriz Audrey Hepburn. A cor serve para indicar que Alegria também fica meio down às vezes (em inglês, “blue” é sinônimo de tristeza)

Cor: A paleta vai do quente (amarelo) ao frio (azul), passando pelo verde. É uma maneira de mostrar os altos e baixos de seu humor

Corpo: O formato triangular, cheio de pontas, remete a uma estrela – um grande símbolo de felicidade, encantamento e fascinação diante da vida.

Vestido: A estampa lembra fogos de artifício (quando Alegria realmente “explode” de tanta empolgação), mas também as sinapses que rolam entre os neurónios .