terça-feira, 29 de julho de 2025

Culpa (Conceito)


 A culpa é um sentimento que surge quando percebemos que violamos normas morais internas ou causamos dano a outras pessoas. É uma emoção complexa que experimentamos quando acreditamos ter feito algo errado ou falhado em cumprir nossos próprios padrões morais. Esse sentimento pode surgir tanto como resultado de ações específicas que realizamos quanto de omissões ou decisões que consideramos inadequadas. A culpa lembra-nos da nossa consciência moral e pode ser um sinal de que precisamos corrigir o nosso comportamento ou reparar danos.

Do ponto de vista psicológico, a culpa pode ter as suas raízes nas nossas experiências de socialização e no aprendizagem moral. Ao longo da vida, internalizamos normas e valores morais que nos guiam no comportamento e permitem a nossa integração na sociedade. Quando violamos essas normas – seja de maneira real ou percebida –, podemos sentir culpa como uma forma de autorregulação emocional.

Na psicanálise, a culpa é uma emoção ligada ao desenvolvimento moral e ao superego, uma das estruturas fundamentais da mente propostas por Sigmund Freud. Surge quando percebemos que transgredimos normas morais internas, influenciadas por experiências da infância, ensinamentos internalizados e expectativas sociais e culturais.

Fonte: Agustina Repetto ,Licenciada em Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário