terça-feira, 3 de dezembro de 2024

A Frase (302)

A aprovação do Orçamento para 2025 acabou por ter custos muito limitados. E vale a pena tirar lições sobre os dados, errados, dos alunos sem professor. O Governo vê o seu Orçamento aprovado sem o descaracterizar e com um custo mínimo da ordem dos 0,1% do PIB.  (Helena Garrido, OBSR)

(...)Ter um impacto orçamental das medidas aprovadas desta ordem de grandeza num Parlamento fragmentado como o que temos é espantoso. A aprovação dos orçamentos de António Costa, especialmente no tempo da designada Geringonça, saiu formalmente mais cara. Formalmente porque como hoje todos já perceberam, pagamos caro com a degradação dos serviços públicos, cujos problemas estão hoje à vista de todos.

A par de uma definição de prioridades focada na melhoria dos serviços públicos – que contribuirão para melhorar a eficiência da economia e, ao mesmo tempo, combater as desigualdades -, o Governo tem igualmente de retirar lições sobre o que lhe aconteceu na Educação, no caso dos dados errados sobre o número de alunos sem professores. (...)

Fernando Alexandre, o ministro da Educação, tem uma carreira de rigor e nunca lhe passaria pela cabeça fornecer dados errados. Mesmo que não fosse esse o seu perfil, seria até pouco inteligente da sua parte fazê-lo, já que rapidamente seria descoberto, como foi. Confiou nos serviços públicos e esse pode ter sido o erro que cometeu. O facto de não se ter precipitado em demissões é igualmente revelador do nível do seu perfil, optando por apurar o que se passou com uma auditoria externa. (...)

Este caso coloca-nos perante dois cenários possíveis, nenhum deles agradável. Um é o cenário de os serviços públicos estarem de tal forma degradados que nem números básicos para suportar decisões de políticas públicas conseguem produzir. O outro cenário, mais grave, é o ministro ter sido induzido em erro pelos serviços, mesmo que sem responsabilidade do director-geral. Nos dois cenários existem responsabilidades do anterior Governo. (...)  (texto integral)

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