sábado, 8 de janeiro de 2011

A Educação E A Sombra Da Bananeira ...

Sucesso dos alunos depende pouco de quem são os pais ?! 

Quem o diz é Cláudia Sarrico, uma das autoras do estudo Perspectivas Diferentes sobre o Desempenho das Escolas Secundárias Portuguesas, que será hoje apresentado no seminário Economia e Econometria da Educação, promovido pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG-UTL). (Público)

[Verdade é que depende muito da vontade e do trabalho dos jovens. Mas, não, não é verdade, que os pais não tenham um papel muito importante no caminho para o sucesso dos filhos. Não estamos só a falar das condições sócio-económicas, mas, e sobretudo, da importância da transmissão de valores, na educação pelo respeito dos direitos e dos deveres, na responsabilização pela vigilância construtiva dos actos dos educandos e na motivação para o trabalho na escola]

A autora do estudo divide as escolas em quatro em categorias: escolas de elite, à sombra da bananeira, que surpreendem e fatalistas.

O que preocupa Cláudia Sarrico são as "escolas à sombra da bananeira". "Há escolas que podiam esticar mais os alunos", diz a investigadora, explicando que a maioria tem planos para os estudantes com maus resultados, mas não tem para os que têm boas notas. "A escola podia ter melhores resultados se também trabalhasse com esses", sugere.

[Que bom seria se cada aluno dispusesse de um professor de cada disciplina só para si . A senhora que fez este estudo é muito imaginativa. Cada vez há mais pessoas neste país a viver num mundo paralelo. Pena é que 'dados' deste teor sejam transmitidos num seminário.]

Nota: Ler também (aqui ) o artigo relacionado, de Pereira Coutinho - Sem Desculpas , em que diz que o meio não determina a vida - é verdade - mas, ajuda e muito.

4 comentários:

Anónimo disse...

A linguagem das categorias de escolas é espantosa !!!!
Esticar alunos? Que é isto? Se fosse um professor a utilizar estes termos,já tinha sido processado.

Encarnação

Anónimo disse...

Ninguém pode obrigar um aluno a trabalhar se ele não quiser e os pais
não se importarem nada com isso.Ninguém pode obrigar um aluno a respeitar os outros quando são os próprios pais a apoiarem os insultos dos filhos.A educação que é transmitida em casa é muito importante,e não tem nada que ver com meios mais ou menos favorecidos.Os pais têm muita importância no sucesso escolar dos filhos.

Anónimo disse...

O que serão escolas fatalistas?
Um professor nunca diria que uma escola é fatalista,porque para a maioria, escolas com mais problemas são desafios para as tornar melhor.E, por cada aluno que recuperam ou que progride é um incentivo para ir mais longe no desenvolvimento do seu trabalho.
Era bom que quem faz estes estudos permanecesse uns tempos numa escola e observasse com olhos de ver.
F.L.

Unknown disse...

Nas escolas fatalistas pelo menos canta-se o Fado da Desgraçadinha,o que já é bom.