quarta-feira, 22 de março de 2023

A Frase (68)

   
Uma Rússia hostil à Europa, sobretudo depois da invasão da Ucrânia, deverá ser o novo normal por muitos anos, à semelhança do que aconteceu durante a Guerra Fria do século passado. E a Europa terá rapidamente de se adaptar a esta nova circunstância, nomeadamente as instituições da União Europeia. É urgente que decisões importantes sejam tomadas, algumas delas corajosas.     (Tiago Marques Gomes, DN)

A criação de umas Forças Armadas Europeias é uma dessas decisões que não devem continuar a ser adiadas. A Europa não pode continuar dependente apenas da NATO, o que quer dizer que não pode continuar dependente dos Estados Unidos, ainda que este país deva ser um dos nossos principais aliados. O pilar europeu da NATO tem de ser fortalecido e isso só acontecerá se existir uma força militar europeia relevante.

Os desafios que a Europa enfrenta são grandes e só unida os poderá ultrapassar. E a sua defesa é um desses grandes desafios. É bom não esquecer onde se situa geograficamente o nosso continente. Rússia a Leste, Norte de África a Sul e Médio Oriente a Sudeste. Todas elas regiões com um forte potencial de grande instabilidade política e social. É por isso tão importante que a Europa encontre caminhos de ajuda à estabilização destas três regiões. (continuar a ler

Sem comentários: