segunda-feira, 14 de abril de 2025

A Frase (96 )

Os debates não trazem nenhuma novidade para além destas posições estratificadas numa peça de teatro onde alguém coloca um revólver em cima da mesa.     (Carlos Marques de Almeida, ECO)

O Bloco representa um projecto estagnado que apenas conhece a lógica do “igualitarismo repressivo”. O Chega representa um projecto que debita a “empatia suicidária” de uma identidade narcisista. A IL é a contra-revolução da propriedade. O PCP é um tapete persa estendido nas ruínas da Ucrânia. O PAN é o progressismo dos “Verdes Anos” sem a nostalgia do mundo a preto e branco. O LIVRE é a grande catedral da esquerda europeia que descobre as tempestades de aço no coração do pacifismo. O CDS é o saudosismo de uma direita moral e moralista. Depois há o bloco central – PS e PSD. O PS é o fundador do regime e não abdica do estatuto. O PSD é o fundador das reformas e não abdica do estatuto. O PS pensa-se dono do centro radical. O PSD pensa-se dono do centro vital. (...)

Com os debates não se injectam novas políticas nem esperança associada a novas ideias. Com cenários cromáticos e movimentos de câmara intimistas, os debates são o ritual da primeira parte para excitar as audiências para o grande concerto que nunca acontece. Os debates são um reality show à procura de um profeta político para o país que não existe. (...)

Sem comentários: