terça-feira, 8 de abril de 2025

A Frase (90)

Trump decidiu virar o tabuleiro de xadrez ao contrário e recomeçar a partida com novas regras. Muito provavelmente, a economia global entrará, em recessão, ou no mínimo vai crescer mais lentamente. E, ao mesmo tempo, teremos um aumento da inflação, com os consumidores dos grandes blocos económicos a suportarem tarifas elevadas quando comprarem bens importados (é bom lembrar que quem paga as tarifas não é quem exporta, mas sim quem compra os produtos) (...)  (Filipe Alves, DN)

Porém, mais do que saber se Trump está certo, devemos olhar para os efeitos que as suas medidas protecionistas terão na economia global e, claro, na portuguesa. (...)

Foram os bens de consumo baratos fabricados na Ásia que, em larga medida, permitiram o longo período de baixa inflação e de taxas de juro reduzidas a que nos habituámos nos últimos 30 anos. Com esta guerra comercial, é esse mundo que desaparece. E o aumento da inflação obrigará alguns bancos centrais a repensarem as suas políticas monetárias, sendo que, ao mesmo tempo, não terão grande margem para subir as taxas de juro sem causar ainda mais estragos na economia. (...)

Neste contexto, Portugal continuará a ter algumas vantagens, com a segurança e a estabilidade do país, mas será de esperar algum impacto no turismo e em outras áreas-chave da nossa economia. Mais uma razão de peso para que das eleições de 18 de maio saia uma solução governativa estável. Os tempos não estão fáceis!

Sem comentários: