quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Condenação da Intervenção da MC no Jornal da TVI

A ERC deliberou, por unanimidade, condenar a intervenção da administração da Media Capital no caso do cancelamento do Jornal Nacional de Sexta-feira.

Para o regulador, a intervenção da administração foi «contrária à lei e lesiva das atribuições e competências próprias da Direcção de Informação».

Na deliberação, a ERC deixa claro que a atitude da Media Capital pôs em causa a «autonomia editorial e os direitos dos jornalistas», quando decidiu cancelar o noticiário apresentado por Manuela Moura Guedes, já que essa é uma decisão que apenas poderia ter sido tomada pela Direcção de Informação do canal e nunca pela administração.

O órgão presidido por Azeredo Lopes vai, por isso, instaurar um processo de contra-ordenação contra a administração da TVI.

Da reunião de ontem do regulador saiu ainda a decisão de abrir uma segunda fase neste processo, para apurar «se existiu ou não ingerência do poder político ou económico na actividade do operador relativamente à suspensão do Jornal Nacional de Sexta-feira».

Da decisão, divulgada esta quarta-feira, não fica, porém, claro se haverá a possibilidade de o regulador obrigar o canal a pôr no ar o programa cancelado por decisão da administração.

E.... são estas as sopas depois do almoço , e que grande almoço.


Sem comentários: