sábado, 10 de outubro de 2009

Procurando Antepassados de Michelle Obama


Melvinia Shields era um rapariga negra nascida escrava. Ainda adolescente, engravidou de um homem branco desconhecido numa quinta perto de Atlanta, nos Estados Unidos. Melvinia é a tetravó da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. O caso foi revelado esta semana quando se descobriu um testamento escrito em 1850 por David Patterson, um proprietário da Carolina do Sul.

No documento, a mulher de Patterson herda a escrava de apenas seis anos - Melvinia é identificada como "a triste rapariga negra" -, além de duas toalhas, três pares de cortinas e um moinho de café.

Para os investigadores, o grande desafio agora é descobrir a identidade do tetravô de Michelle Obama. O tal homem branco que engravidou Melvinia e que pode ter sido o genro de Patterson, um dos seus filhos, ou apenas um visitante da quinta de Atlanta. Melvinia teve um filho, Dolphus, e, apesar de haver a possibilidade de ter sido violada, a relação com o pai de Dolphus parece ter continuado depois da emancipação, no início de 1860. As revelações apresentam, pela primeira vez, provas concretas em favor da afirmação de Barack Obama no seu "discurso sobre a raça", em Março de 2008, de que era "casado com uma americana negra que carrega consigo o sangue de escravos e esclavagistas". Obama já se referiu a Michelle como a quinta-essência da mulher americana.

Além de sangue branco, a árvore genealógica da primeira-dama incluirá também sangue índio. Estas informações vieram à luz com uma investigação da equipa de Obama durante a campanha eleitoral, depois de Michelle ter dito que a vergonha e o orgulho da sua família eram ambos parte "da beleza e da natureza complicada da história do país".

Fonte: Jornal i

Sem comentários: