Uma equipe de farmaceuticos da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), descobriu que os níveis de vitamina C em sucos de frutas e refrigerantes são muito mais elevados do que os indicados pelos fabricantes nos rótulos desses produtos.
A descoberta foi possível graças a uma nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores para determinar o teor de vitamina C nesses tipos de bebidas.
O ácido ascórbico, ou vitamina C, é um antioxidante natural presente em frutas e legumes, e pode ser utilizado como aditivo em sucos, geleias, produtos lácteos e outros alimentos.
A participação dessa substância no sistema imunológico e em outros processos bioquímicos, como a formação de colagénio e a absorção de ferro, é bem conhecida pelos cientistas.
No entanto, altos níveis de ácido ascórbico podem causar diarreia e problemas gastrointestinais, o que faz com que os cientistas procurem saber com cada vez mais precisão o nível da substância nos diversos alimentos.
Agora, o grupo de pesquisadores espanhóis desenvolveu uma nova técnica de cromatografia (processo utilizado para separar e identificar elementos químicos), voltada especificamente para medir com exactidão a presença do ácido ascórbico em sucos e refrigerantes.
Após aplicarem o método, foi constatado que as quantidades marcadas nos rótulos de sucos, refrigerantes e bebidas isotónicas eram muito inferiores ao real. Em amostras de 17 produtos apenas 2 correspondiam ao que era indicado no rótulo .
Sem comentários:
Enviar um comentário