terça-feira, 13 de outubro de 2009

Violação Informática Empresas e Organismos do Estado


Segundo o relatório da Trusted Technologies, que conseguiu infiltrar-se na rede GhostNet, os hackers chineses violaram o sistema informático de várias empresas nacionais como a Brisa, a EDP e a Portugal Telecom, para além de organismos directamente relacionados como o Estado, como o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Justiça.

Na rede diplomática, a GhostNet conseguiu interceptar informação sobre o processo de passagem de vistos e pelo menos um ficheiro do embaixador de Portugal na Índia.

Na Justiça, os piratas interceptaram documentos relacionados com o processo eleitoral, passwords da Direcção Geral de Registos e Notariados, ficheiros da PJ e diversos documentos retirados do sistema informático do Ministério.

A empresa de segurança informática diz ter chegado à «assustadora conclusão de que a espionagem realizada pela GhostNet em Portugal conseguiu chegar a organismos cruciais do Estado Português como os Tribunais, tendo existido um infecção grave em diversos organismos que contêm informação valiosa e sensível que teoricamente deveria estar bem protegida».

A Trusted Technologies alerta que « se um hacker pode causar muitos prejuízos, um conjunto de hackers pode paralisar um país ».

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pediu esta terça-feira a suspensão imediata dos sistemas informáticos utilizados pelo Ministério da Justiça .

Fonte: Jornal o SOL

Sem comentários: