sexta-feira, 29 de março de 2024

A Frase (71)

 

Esta é a encruzilhada política em que nos encontramos: ineficácia e caos, oferecidos numa bandeja pelos incompetentes, e ilusões e intolerância, armadilhadas pelos aspirantes a ditadores; ou, numa verdadeira alternativa, com criatividade, lisura e tolerância, que são as bandeiras que os democratas devem desfraldar sem hesitações.   (Victor Ângelo, DN)

Em certas sociedades europeias e noutras, a opinião política deixou de ser construída à volta de ideais e de planos. O slogan populista basta. As expressões esquerda e direita perderam o sentido, tornaram-se ocas e transformaram-se em capelas erguidas à volta de certas personalidades, sobretudo as que têm uma voz grossa, um pensamento simplista e um desprezo evidente por outros segmentos da sociedade.

A demagogia é o terreno fértil dos oportunistas e dos caciques primários. O desafio é combatê-la com serenidade e coragem. Não é fácil manter o sangue-frio. Mas temos de nos lembrar que a exaltação e o enraivecimento são as ratoeiras que os extremistas nos colocam no caminho. Não podemos cair nessas armadilhas.

Sem comentários: