quarta-feira, 27 de março de 2024

A Frase (70)


O sistema partidário português mudou, pelo que enfiar a cabeça na areia perante essas mudanças dificilmente será uma boa solução para o que quer que seja. (André Azevedo Alves, OBSR)

Ao empate entre PS e PSD soma-se outra constatação de aritmética parlamentar com alguma relevância: se o CH se abstiver, o PS consegue fazer aprovar legislação com BE, PCP e L, mas o PSD não consegue fazer aprovar legislação com CDS e IL contra a esquerda nem mesmo com a abstenção do CH. Na realidade, o PSD só “venceu” porque Pedro Nuno Santos desistiu, como aliás ficou bem patente logo na noite eleitoral. E Pedro Nuno Santos só desistiu porque os votos dos portugueses no dia 10 de Março proporcionaram uma ampla maioria de direita com o CH. Rui Ramos resumiu exemplarmente a situação no seu artigo “A grande estupidez do regime”:

Nas eleições de 10 de Março, o país evidenciou claramente a sua insatisfação com a governação socialista e virou à direita mas essa viragem concretizou-se através do extraordinário crescimento do Chega. O sistema partidário português mudou, aliás no sentido do que já vem acontecendo em outros países europeus com uma maior fragmentação e uma reconfiguração da direita. Enfiar a cabeça na areia perante essas mudanças dificilmente será uma boa solução para o que quer que seja.

Sem comentários: