domingo, 17 de março de 2024

A Frase (62)

A esquerda está desgastada e sem energia, e o desespero começa a gritar mais alto. Mas a verdade não pode ser deixada para quem fala mais alto.
 (Ana Gabriela Cabilhas, Sábado)

Nos últimos anos, em Portugal, foi hipotecado o contrato social de progresso geracional que assegurava que as gerações seguintes viveriam melhor que as anteriores. Porém, as jovens gerações não querem renunciar aos seus sonhos, nem suportar injustiças intergeracionais, a custo de resultados eleitorais imediatos que dão mais ritmo à dança das cadeiras do poder.

Na ausência de substância política e de uma nova esperança reformista, a esquerda manteve o País da retórica, dos anúncios e das promessas não correspondidas. A esquerda profetizou resultados quando Portugal estava a cada ano pior, mais triste e estagnado, e tentou arranjar desculpas que a ilibasse de quaisquer responsabilidades.

Em vez de procurar sair da própria bolha política que promove a sua autovalidação, e conhecer a realidade crua dos jovens que ficaram órfãos de soluções para os seus problemas, a esquerda prefere atirar-se com uma superioridade moral, rotulando e diabolizando todos os jovens que por si foram abandonados, sejam eles simpatizantes da Aliança Democrática, da Iniciativa Liberal ou do Chega.

A esquerda tem que se desprender das amarras do poder, tornar efetivo o pluralismo que apregoa, e ouvir respeitosamente o grito de esperança dos jovens sufocados pela indiferença de quem nos governou.

Sem comentários: