quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Simbologia Natalícia: A Estrela

Significado:

Estrela de Belém é um fenómeno registrado na tradição cristã que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.
A história da estrela de Belém, também conhecida por estrela do Natal, é contada na bíblia sagrada cristã no evangelho de São Mateus: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo" (Mateus 2:1-2).
Esta passagem do Evangelho de Mateus narra a história do percurso feito por "três reis magos do oriente", que avistaram uma estrela incomum no céu e, após alguns meses observando-a, começaram a segui-la.
A estrela recebeu o nome de "estrela de Belém" por ter conduzido os magos ao pequeno vilarejo de Belém, local onde supostamente nasceu Jesus de Nazaré, o prometido "Rei dos Judeus" das profecias da época.
Ao longo da história, várias teorias surgiram na tentativa de explicar cientificamente qual fenômeno astronômico teria dado origem à Estrela de Belém. As pesquisas, baseadas nas escrituras bíblicas e relatos históricos, ajudam a montar uma maior proximidade sobre o período exato que supostamente teria nascido Jesus Cristo.
A tradição popular acredita que a estrela de Belém era um cometa, sendo representado imageticamente em presépios e imagens sobre o nascimento de Cristo com uma enorme cauda.
Um dos primeiros estudos sobre a estrela de Belém, feito pelo sacerdote francês Albert Lagrange, sugere que o fenômeno seria o cometa Halley em aproximação com a Terra. No entanto, estudos posteriores afirmam que seria impossível, pois Halley teria passado próximo do planeta por volta do ano 12 a.C, muito antes do suposto período em que Cristo teria nascido (entre 7 a.C e 2 a.C).
Outros estudos dizem que a estrela de Belém teria sido a consequência do efeito de um fenômeno raro de conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno com a estrela Regulus, considerada a maior da constelação de Leão. A aproximação desses corpos celestes no firmamento, teria produzido um efeito luminoso bastante intenso.
Atualmente, no mundo ocidental, a estrela de Belém tem um simbolismo muito forte no Natal, sendo reproduzida em presépios e árvores de Natal, que remontam o cenário de como teria sido o nascimento de Jesus Cristo, com a presença da Virgem Maria, José e os três reis magos.

Sem comentários: