sábado, 30 de dezembro de 2017

Se A Classe Política É Desconsiderada, Deve-o Sobretudo Aos Seus Comportamentos

Mal estaremos quando os partidos não puderem ser criticados por se comportarem desta forma triste, insistindo depois na mentira ao longo de dias. Ou quando isso for desaconselhável por fragilizar a sua imagem junto do público.
Os primeiros a terem que se preocupar seriamente com isso são os próprios partidos e as suas estruturas. Se a classe política é desconsiderada, deve-o sobretudo aos seus comportamentos. São práticas como esta, mas também outras: não os incomoda o tráfico de votos que resultam do pagamento massivo de quotas partidárias em atraso?
Não os envergonha que haja dezenas de militantes com a mesma morada nas fichas dos partidos? Acham transparente a forma como são eleitos os líderes dentro dos partidos e a forma como isso contamina as listas de candidatos que apresentam aos cidadãos?
Acham que o facto de não serem claros a demarcar-se e a criticar políticos com práticas corruptas não contribui para a má imagem colectiva? Pensam que as constantes cambalhotas que dão nas posições sobre vários assuntos passa despercebida aos cidadãos? Não sabem que a chicana política que enche os debates parlamentares não é inócua?
São estas práticas e a má governação que minam os partidos. Deixar de criticá-los por se temer a sua descredibilização é confundir democracia com partidocracia. Sim, os partidos são fundamentais para a democracia. E quanto mais fortes, dinâmicos e diversos forem, melhor será. Resta saber se são estes partidos, com este tipo de práticas, ou outro.
Convém nunca esquecer que são os partidos que estão ao serviço da democracia e dos cidadãos e não o contrário. No momento em que o regime viver para alimentar os partidos, as suas estruturas e as suas clientelas teremos um sério problema. Devíamos evitar chegar a esse ponto
(excertos do artigo de Paulo Ferreira, ECO

2 comentários:

JS disse...

Uma pseudo-clase política.
Eleita dentro dos partidos. Nunca nenhum deles teve rosto e nome num boletim de voto apresentado ao(seu)eleitorado,no(seu)círculo eleitoral.

Muito menos num boletim de voto tendo saído como o vencedor, entre os restantes outros candidatos no boletim....
Uma anedota política de mau gosto que dura há 40 anos, Com os resultados à vista.

Só psedo-políticos inpunes eleitoralmente teriam a coragem de, num País tão desigual sobre tantos aspectos, auto multiplicarem as suas, já invulgares, regalias.

mfm disse...

JS
É constrangedor não podermos confiar em pessoas que nos representam e que procedem deste modo tentando aprovar à socapa o que à partida sabiam que não era um procedimento correcto. É a vida !mas ... a descambar em aceleração constante). Boa noite! Bom ano! se possível.