Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de maio de 2009

Honra e Ética é Preciso

Os tradicionais valores de Honra e Ética estão a rarear e não são em regra, procedimentos da actualidade........
Vultosos escândalos - noticiados e comprovados - passaram pelos tribunais relativamente a alguns agentes corruptos que vieram, mesmo assim, a ganhar novas eleições a que concorreram . Casos em que todos sentem e até sabem que a absolvição resulta de provas falsas formalmente bem apresentadas. Um pensamento comum,perante casos insólitos e socialmente desadequados, é o de que muita gente está a ser enganada e deixou de se fazer Justiça. O inverso - a maledicência, o boato, o anonimato de notícias falsas - são outras questões, chocantes,que ficam sem condenação.
.......
Actualmente, vive-se em regime democrático , mas as tendências para práticas corporativas têm-se acentuado.......
Elegem-se líderes sem honra, porque muitos votantes - os eleitores já relevam suficientemente a honra mas, sim, a eficácia, mesmo que seja para fazer bem o mal. ........
O PIB até pode crescer. Mas, pior é crescer enganosamente.....
Aos assaltos e danificações seguem-se gradeamentos, cresce vigilância a prevenir novos roubos, a defender cidadãos que passaram a criminosos, a reforçar policiamento, a ensinar deseducados, a ocupar advogados e magistrados com mais processos...tudo a aumentar.
A Honra tem de voltar a ser regra e não a excepção.

( SOL,excertos Honra e ética, F. Ferreira   )

S. Pedro de Vir-a-Corça



Esta Capela fica no lado ocidental da colina que sustem o castelo de Monsanto.
O nome da capela é interessante, S. Pedro de Vir-a-Corsa. Se trocarmos as palavras e anularmos o hífen entre o Vir e a, temos: Corça vira S. Pedro. Ou seja, o culto da corça "vira" culto de S. Pedro. (Paulo Alexandre Loução).
Encontramos referências à corça nos anais míticos de muitas culturas. O herói germano Siefried foi amamentado por uma corça. Na Grécia era consagrada à deusa Hera, esposa de Zeus. Para os povos turcos e mongóis a corça é expressão da terra fêmea no 2casamento" entre a terra e o céu. É um símbolo essencialmente feminino e lunar. 

"Em S. Pedro de Vir-a-Corça perdura, dum modo diríamos que palpável, o espírito do lugar, o genius loci, que conferiu a este lugar a particularidade de Santuário,pois aí se respira ainda hoje, muito densamente, esse sentimento do Sagrado."

(Os Templários na Formação de Portugal-Ésquilo)