Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Planeta Vermelho Só É Vermelho Por Fora. Quer Saber A Razão?


Segundo o jornal espanhol "ABC", para o perito da NASA "a cor vermelha do planeta deve-se à oxidação do ferro contido nas rochas e quando  exploraram  abaixo da superfície conseguiram ver mais do que revelavam as camadas superficiais".
Os investigadores acreditam que a amostra recolhida do interior do planeta pelo robô norte-americano Curiosity , uma rocha cinzenta, terá indícios de que no passado poderá ter havido água em Marte e por conseguinte, o planeta poderia ter tido condições para permitir formas de vida.
A pequena rocha extraída pelo Curiosity mede apenas 1,6 centímetros de diâmetro, é de origem sedimentar e será analisada por um instrumento chamado "In-Situ Martian Rock Analysis".
A equipa da NASA chamou a esta amostra histórica "John Klein", em homenagem ao responsável adjunto do programa Curiosity, falecido em 2011.

Narrativas Para Tudo E Para Nada ..

A palavra foi invadindo progressivamente o espaço público e agora toda a gente - jornalistas, políticos, comentadores - fala de narrativas, como se de uma palavra mágica se tratasse.

A razão desta proliferação é simples: a narrativa surge onde a ideologia desapareceu e, sobretudo, onde e quando o vazio ameaça a política. Ela resulta fundamentalmente de dois fenómenos: da erosão das ideologias, por um lado, e da formatação da realidade pelos media por outro lado.

Manuel Maria Carrilho, DN

Ah, A Ironia ...


Feliz dia para quem é
O igual do dia,
E no exterior azul que vê
Simples confia!

Azul do céu faz pena a quem
Não pode ser
Na alma um azul do céu também
Com que viver

Ah, e se o verde com que estão
Os montes quedos
Pudesse haver no coração 

E em seus segredos!



Mas vejo quem devia estar
Igual do dia
Insciente e sem querer passar.
Ah, a ironia  (...)

Fernando Pessoa