Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Com Vai Este País

 O Governo mostra-se ambicioso e disponível até para correr riscos, se levarmos em conta que divulgou um calendário. A partir de Setembro vai apresentar propostas de alterações legislativas nos códigos do procedimento e do processo administrativos e da contratação pública. E quer que a reorganização dos ministérios, agora iniciada com a Educação, esteja concluída até ao final do primeiro semestre do próximo ano, seguindo-se a transformação digital e organizacional. Ainda que, como se percebe, uma e outra estejam interligadas.

Não é fácil acreditar que desta vez é que vamos ter a grande reforma do Estado, talvez porque isso é manifestamente impossível. Há aliás um aspecto que pode deitar tudo a perder, que é a resistência passiva, caso não se esteja a fazer as mudanças com as pessoas. Mas se o Governo, além da reorganização interna do Estado, identificar os procedimentos que mais tempo fazem perder as empresas e os cidadãos, e se os simplificar, teremos dado mais um passo no sentido da desburocratização. Aprendendo com o que foi bem e mal feito no passado.     (Helena Garrido, OBSR)

A Frase (182)

 A Iniciativa Liberal vai poder deixar de maçar todos com aquela conversa gasta de que são “um partido de ideias e não de figuras” e outras variações. Não são. Neste aspeto muito concreto, fazem igual ou pior ao que se vai fazendo noutros partidos. E é difícil descortinar como é que um partido que se diz tão amigo da inovação, da criatividade, do rasgo, da ousadia, do empreendedorismo, do mérito… escolha frequentemente os seus líderes e candidatos em circuito fechado.     (Miguel Santos Carrapatoso, OBSR)

Talvez isso explique a pobreza programática do partido nos últimos meses. Além de uma fixação quase juvenil pela motosserra de Javier Milei e de umas críticas desgarradas a Luís Montenegro (o tal que em maio era um parceiro de governação perfeitamente confiável e sedutor), vai faltando aos liberais um rumo evidente. Mariana Leitão poderá sempre dizer que começou agora e que precisa de tempo. É perfeitamente razoável. E terá esse tempo. Mas os sinais que se vão acumulando não auguram nada de bom: a IL parece caminhar alegre e empenhadamente para a irrelevância.

Caminhos

Ninguém cruza o nosso caminho por acaso 

e nós não entramos na vida de alguém 

sem nenhuma razão.