Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

Primeiro-ministro apontou a habitação como um dos pilares das medidas que o Governo vai adotar já na próxima semana, entre as quais está também a criação da ficha única digital de cada imóvel.   (DN)
 
Standard & Poor's sobe rating de Portugal para A+. A agência de notação surpreendeu ao elevar a classificação da dívida soberana portuguesa. Portugal está agora no quinto patamar mais elevado.    (J Negócios)   

O Cérebro Monitoriza A Falta De Sono - Agora Sabemos Como


Monitorização do sono

Todos nós sabemos o quanto a falta de sono ou uma noite mal dormida nos afetam. A diferença entre a quantidade de sono necessária e a quantidade que realmente dormimos de fato afeta não apenas nosso humor e disposição, mas pode ter efeitos a longo prazo.

Contudo, até agora não conhecíamos os mecanismos que fazem essa conexão entre falta de sono e saúde - por exemplo, como o cérebro rastreia a falta de sono ou nos obriga a compensar essa diferença.

A ativação dos neurônios reuniens gerou comportamentos preparatórios para o sono e sono profundo e persistente.
[Imagem: Sang Soo Lee et al. - 10.1126/science.adm8203]


Agora, cientistas da Universidade Johns Hopkins (EUA) descobriram neurónios que ajudam o cérebro a monitorar e a recuperar de défices de sono.

A descoberta foi feita em camundongos, mas se uma via semelhante for confirmada em humanos ela poderá aprimorar tratamentos para distúrbios do sono e outras condições marcadas por comprometimento do sono, como a doença de Alzheimer.

Neurónios reuniens

Os neurônios foram descobertos em uma região do cérebro chamada núcleo talamico reuniens. Quando os neurónios dessa área foram estimulados, os animais tiveram inicialmente o comportamento pré-sono, em que se preparam para dormir. A seguir, veio um sono profundo e persistente, que durou horas.

"Esse padrão de sono assemelha-se ao sono de recuperação e sugere que a ativação dos neurônios reuniens gera pressão de sono mesmo em animais sem débito de sono. O silenciamento desse circuito durante a privação de sono interrompe a quantidade e a qualidade do sono de recuperação, sugerindo que sua atividade sinaliza o acúmulo da necessidade de sono," dizem os investigadores.

Isso indica que esses neurónios não são um interruptor para ligar e desligar o sono; em vez disso, eles induzem a sonolência.

O desenvolvimento de terapias que tenham como alvo esses neurónios poderá levar à criação de novos tratamentos para a hipersonia - uma sonolencia excessiva após o repouso - bem como para condições como a doença de Alzheimer, na qual as pessoas não dormem o suficiente.
Checagem com artigo científico:

Artigo: Sleep need-dependent plasticity of a thalamic circuit promotes homeostatic recovery sleep
Autores: Sang Soo Lee, Qiang Liu, Alexandra H. R. Cheng, Dong Won Kim, Daphne M. Boudreau, Anuradha Mehta, Mehmet F. Keles, Rafal Fejfer, Isabelle Palmer, Kristen H. Park, Heike Münzberg, Timothy D. Harris, Austin R. Graves, Seth Blackshaw, Mark N. Wu
Publicação: Science
Vol.: 388, Issue 6753
DOI: 10.1126/science.adm8203

Às Vezes Temos De Renascer


Às vezes temos que renascer de novo para atingir o equilíbrio.
Reinventar-mo-nos e começarmos novamente.
Que a cada caminho que desbravamos, possamos fazer da nossa passagem uma ponte da qual 
os que por aqui ficarem, dêem continuação à jornada da vida...

(Jade da Rocha)

sábado, 30 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (204)

O que quer o Chega - Não pretende, nem sabe, corrigir. Quer denunciar. Não tem solução nem meios para tratar do que quer que seja. Mas tem vontade e apetite de poder.     (António Barreto, Público, via Jacarandá)

O que quer o Chega - Até quando abusará, Ventura, da nossa paciência? Até onde irão a sua determinação e a do seu partido em destruir o Parlamento, demolir as instituições, ridicularizar os órgãos eleitos e minar a representação popular? Até quando permitirá a República que estes senhores insultem os eleitos, ameacem os rivais, envergonhem os cidadãos, admoestem os adversários e ofendam quem se lhes opõe? Até quando permitiremos que esta turma de arruaceiros ofenda os deputados e os governantes, os políticos e os comentadores, os autarcas e os cidadão.

O Canteiro Está Molhado


O canteiro está molhado.
Trarei flores do canteiro,
Para cobrir o teu sono.
Dorme, dorme, a chuva desce,
Molha as flores do canteiro.
Noite molhada de chuva,
Sem vento, nem ventania,
Noite de mar e lembranças..."

(Cecília de Carvalho Meireles)

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (203)

Os meses de julho e agosto de 2025 podem vir a transformar-se numa referência na História, já longa, da construção da União Europeia. Dois meses em que uma sucessão de acontecimentos de expressão global abalou profundamente a credibilidade interna e externa de um projeto económico e político de integração e, sobretudo, de criação de uma identidade comum, capaz de gerar dinâmicas internas de agregação e de se afirmar como referência  credível, no plano geopolítico e geoestratégico global.   (António Mendonça, J Económico)

Talvez seja o tempo certo de a Europa contrariar a postura seguidista e de subalternidade a que se tem acomodado, e assumir uma postura de afirmação que já foi sua e que, com todas as contradições, não deixou de constituir referência de inovação económica, social e política, que teve uma expressão maior na criação do sistema institucional das Nações Unidas. Um sistema que hoje está inoperante e moribundo, em grande parte em resultado da sua própria inação e abdicação do seu papel, como potência de influência global.  

Rima X


Os invisíveis átomos do ar
ao redor palpitam e se inflamam,
o céu desfaz-se em raios de ouro,
a terra se estremece alvoroçada,
ouço flutuando em ondas de harmonias
rumor de beijos e bater de asas,
minhas pálpebras se fecham ...
Que sucede?

É o amor que passa!

(Gustavo Adolfo Bécquer)

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (202)

As campanhas de desinformação, muitas vezes financiadas por interesses económicos e políticos que lucram com o atraso climático, superam em velocidade e alcance os recursos dedicados a políticas públicas de literacia e comunicação climática. 
(Alice Fonseca, J Económico) 

Num tempo em que os impactos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis seria de esperar uma melhor resposta coletiva: agir para travar as crises climática e de biodiversidade. No entanto, há um obstáculo silencioso que mina essa urgência: a desinformação climática.

Esta desinformação ganha terreno sobretudo em contextos de incerteza, crise ou perante fenómenos extremos: as pessoas estão mais vulneráveis a discursos que apelam à emoção e menos propensas a filtrar o que leem ou ouvem. Assim proliferam teorias da conspiração, meias-verdades e narrativas que desviam o foco das soluções baseadas na ciência.

Hoje, a desinformação sobre o clima vai além do negacionismo e assume formas mais subtis: questiona a eficácia das soluções, distorce factos para alimentar narrativas polarizadoras ou propõe falsas alternativas com aparência técnica e inovadora. Este tipo de discurso tem consequências profundas: enfraquece a confiança nas medidas necessárias, atrasa decisões políticas e divide a sociedade.

O Que Hoje Parece Bom, Amanhã Já Estará Ultrapassado


 O momento requer um olhar permanente no horizonte que se descortina perante nossos olhos. Tudo acontece de forma rápida e intensa. Aquilo que ontem servia, hoje já não serve mais. O que hoje parece bom, amanhã já estará ultrapassado.

O momento é de extremo aprendizado e desapego. É preciso soltar o VELHO, esvaziando as mãos para receber o que vem através do NOVO, pois o que temos de fato e real, é somente o PRESENTE MOMENTO.
Este momento presente é de intensa mudança e transformação. Até o tempo está acelerado! Já temos a sensação de apenas 12 horas no dia, que antes era de 24 horas.

Os sinos do alvorecer já badalam e é hora de despertar. 

O trem da vida parte, e não se pode olhar para trás. É preciso voltar os olhos para aquilo que vem pela frente. É lá que está a nossa nova casa…o nosso destino. Entretanto, caso queiras dar uma última olhada para as velhas crenças, os velhos conceitos, a velha vida até aqui, então olhe pelo retrovisor.

Na medida que o trem avança, tudo isso vai ficando para trás, cada vez mais distante. Então, uma nova onda de emoções começa a percorrer a tua consciência. Um misto de medo e de confiança se misturam com a saudade daquilo que já se foi. Pessoas que por muito tempo conviveram cotidianamente contigo, familiares, coisas e situações, foram ficando cada vez mais afastadas. Certos hábitos, também não são mais interessantes. Muitas coisas antes imprescindíveis, agora perderam a importância também.

É a NOVA VIDA que o humano começa a experimentar.

(Vital Frosi)

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (201)

O Parlamento não precisa de uma comissão de inquérito para debater estes temas, escrutinar a atuação do Governo e aprovar as leis necessárias para que se reduza ao mínimo o risco de fogos florestais. Diria mesmo que os principais partidos já deveriam estar a preparar e a debater essas medidas, em vez de andarem ocupados com discussões estéreis. (Filipe Alves, DN)

Em segundo lugar, as comissões parlamentares não deveriam ser banalizadas, sob pena de perderem importância até do ponto de vista noticioso, podendo inclusive contribuir para minar a imagem da classe política aos olhos dos eleitores. Há coisas que, por serem demasiado sérias, apenas se devem utilizar com cautela e na medida certa. Uma comissão parlamentar de inquérito deveria ser uma dessas coisas. De resto, se existirem falhas no combate aos fogos, o Estado tem instrumentos à sua disposição para apurar essas situações.

P.S.: Não se tem falado muito no papel das autarquias na prevenção e no combate aos incêndios. As câmaras municipais e as juntas de freguesia são fundamentais no que diz respeito à limpeza dos terrenos e à abertura de aceiros e caminhos florestais. O que pode ser feito, envolvendo as autarquias, para que a limpeza dos terrenos seja realmente feita e para que se tomem outras medidas de prevenção? 

Tudo É Encontrar Qualquer Coisa

Tudo é encontrar qualquer coisa. Mesmo perder é achar o estado de ter essa coisa perdida. 

Nada se perde; só se encontra qualquer coisa. 

Há no fundo deste poço, como na fábula, a Verdade.

Sentir é buscar.


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde