Pesquisar neste blogue

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ao Entardecer



O campo lavrado
Volta a ficar em repouso -
Cotovias do entardecer.


«Inverno do céu azul sem nuvens, do vento gelado, dos lábios secos clamando por beijos, das folhas que caem no chão, que trazem saudades, saudades de uma estação!»

Almaraz , Blá Blá Blá

O acordo sobre a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz, estabelecido entre Portugal e Espanha, por intermédio da Comissão Europeia, não implica a suspensão das obras do novo edifício. Portugal vai estudar o seu impacto no território nacional e admite nova guerra judicial caso Espanha não cumpra o acordo.

Em conferência de imprensa conjunta, os ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente esclarecem que o acordo impede as autoridades espanholas de “tomar quaisquer medidas que possam ser consideradas irreversíveis”, quer pelos dois países quer pela própria Comissão Europeia.
Augusto Santos Silva destaca o “acordo amigável” e saúda o “espírito de boa-fé” entre os dois países ibéricos ao longo do processo. Mas avisa que o texto que sai do diálogo mantido pelos governantes português e espanhol, em Malta, no início do mês, “não faz Portugal abdicar do seu direito de recorrer aos meios legais para fazer valer o seu interesse”, caso as medidas previstas no acordo não sejam cumpridas. (continuar a ler) - Blá, Blá, Blá ...

Pois, é . Tudo uma questão de fé. No entanto a experiência avisa - de Espanha nem bom ventos nem ...

Um Dos Grandes Trunfos De Portugal No Que Ao Turismo Diz Respeito, É... Ou Era? A Segurança

 No Entanto .. .

Nos últimos tempos, alguns assaltos à mão armada deviam ter feito soar os alarmes, pois não é normal, num dos principais centros comerciais do país, um grupo de assaltantes entrar por volta das dez da manhã, assaltar uma ourivesaria e levar produtos que poderão ascender a dois milhões de euros, segundo algumas fontes da Judiciária.

Os ladrões, supostamente chilenos, tiveram tempo para tudo e conseguiram sair tranquilamente do centro comercial e seguir a sua vida. Já na madrugada de ontem, por coincidência, dois chilenos e um português conseguiram fugir da cadeia de Caxias, tendo os dois estrangeiros sido detidos em Madrid, mas um deles acabou por ser libertado por atraso no envio do mandado de captura internacional.

Como foi possível tal situação? Quem ficou a dormir para que isso fosse possível? Serão encontrados os responsáveis?

Segundo alguns estudos das forças policiais, os assaltantes de casas de luxo que têm espalhado os seus tentáculos um pouco pelo país são originários da América Latina. Chegam à Europa pela porta de Espanha e depois acabam por descobrir os encantos de Portugal. Consta que acham ser fácil “trabalhar” neste país plantado à beira-mar. O mesmo já se passou com ladrões oriundos de outras latitudes europeias. Se as forças policiais não estiverem em ligação permanente com as suas congéneres do resto do mundo, corremos o risco de Portugal ficar na moda também para os assaltantes.

E não faz muito sentido que uma das principais cadeias do país tenha tanta falta de guardas prisionais como dizem os responsáveis sindicais. A galinha dos ovos de ouro, o turismo, não pode ficar à mercê do amadorismo dos responsáveis policiais ou de quem tem a tutela na matéria.

Fonte: Vitor Rainho,Ji