Pesquisar neste blogue
domingo, 5 de julho de 2020
Covid-19: Situação Em Portugal Hoje Domingo
- 43.897 casos confirmados (mais 328) O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país
- 1.614 vítimas mortais (mais nove mortes)
- Houve, assim, acréscimo diário de 0,75% nos casos de infeção.
- 1.167 pessoas que aguardam o resultado laboratorial
- 29.017 recuperadas (mais 245)
- 504 doentes internados
- 73 em unidades de cuidados intensivos (UCI).
Mais de 70% dos novos casos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Na quarta-feira, a ministra da Saúde recusou falar em descontrolo da evolução da doença nesta zona, porque, segundo a governante, o que está a acontecer é a dificuldade em quebrar cadeias de transmissão e em perceber as circunstâncias dos contágios.
É uma situação sobretudo de sobressalto, que não nos deixa estar tranquilos (…). Há indícios que sugerem que zonas mais densamente povoadas e com pessoas com uma maior rede de contactos têm maior risco”, explicou, numa grande entrevista à “RTP”. A ministra refere que a região de LVT está num “planalto persistente”, desde que Portugal atingiu o pico da epidemia no final de março, mas alertou que, nesta zona, a curva “nunca baixou tanto como noutras zonas do país”
O Universo Político É O Mais Espesso E O Mais Censurado Que Se Conhece
“Onde está o nosso dinheirinho”? Em geral, não há resposta. Quem a poderia dar, empresários, governantes e jornalistas, não querem saber, escondem, têm medo de perguntar, receiam desvendar… E os contribuintes são inundados de expressões malditas: vamos investigar “até às últimas consequências”, “doa a quem doer”. Depois, segue-se o silêncio. Ou a confusão criada pelos novos enigmas dos “activos”, das “mais valias” e das “perdas de valor”. Assim se criou um dos mais opacos universos que se imagina.
Verdade é que não percebemos o que se passa. Há poucas pessoas que nos expliquem com honestidade e clareza. Não há muitos jornalistas que perguntem nem investigadores capazes de esclarecer os “problemas sistémicos” e o “enquadramento”. O universo político financeiro é o mais espesso e o mais censurado que se conhece.
António Barreto, Público (ler aqui 'Os valores sumiram', texto completo)
Subscrever:
Comentários (Atom)


