Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Era Só O Que Faltava ...

Moody's desce Rating de Portugal de BA2 para BA3.

Espanha baixou dois níveis, de A1 para A3. A Itália desceu de A3 para A2. Os três têm previsões de evolução negativas.

Para além destes, sofreram uma descida de notação três outros países: Eslovénia, Eslováquia e Malta. A agência colocou também em perspectiva negativa a nota de “triplo A” da Áustria, França e Reino Unido.


Para Portugal, a Moody’s aponta quatro razões para a descida: as condições macroeconómicas na Europa; o “potencial” para uma “contracção económica mais profunda e longa” do que o antecipado; o patamar do défice “mais elevado do que o esperado”; e o “potencial contágio” de um incumprimento grego, que poderá, diz a agência, “prolongar o período durante o qual Portugal não conseguirá aceder aos mercados privados” para financiamento a longo prazo.

Fonte: Económico

A Posição De Portugal No Espaço Das "Globoesferas"


Um estudo recente publicado por um ‘think-tank’ britânico, Instituto Legatum, desenvolve o conceito de “globoesferas”, para ajudar a entender a natureza da ordem global do século XXI.
O autor, John Kotkin, identifica três "globoesferas", a dominante, a "angloesfera", e duas com um peso económico crescente, a "sinoesfera" e a "indoesfera.

O estudo não trata de outra "esfera globalizada", cada vez mais importante, a "lusoesfera". Os países de língua portuguesa estão espalhados por quatro continentes, África, América, Ásia e Europa. E as heranças históricas de Goa e de Macau são uma ligação às "indoesfera" e "sinoesfera".

A "lusoesfera" e a UE são neste momento os dois pilares centrais da política externa portuguesa. Para Portugal, é indispensável desenvolver uma estratégia para reforçar a ligação entre as duas.

Fonte: João Marques de Almeida, J.Económico

Há Os Que Preferem As 'Urtigas' ...

O mestre, acompanhado pelos seus discípulos, aproximou-se da hedionda fossa. Perante a estupefacção dos discípulos, apanhou uma minhoca.
   - Sigam-me - indicou o mestre.
   Seguiram-no e o mentor dirigiu-se a um lago onde floriam belíssimos lótus. Surpreendidos, os discípulos viram como o mentor colocava a minhoca da fossa sobre um esplêndido lótus.
   - Observem bem.
   Então, os discípulos contemplaram como a minhoca se debatia, horrorizada, sobre o lótus, tentando fugir a todo o custo e regressar ao seu malcheiroso meio. O mentor disse:
   - Repararam ' Esta minhoca não tende para a pureza, nem para o sublime lótus, mas para a imundice. É refractária à pureza.

Pois ... há um antigo adágio oriental que reza: « A cada minhoca, o seu gosto; há as que preferem as urtigas.»