Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bosque no Deserto Pode Evitar Aquecimento Global


Transformar um deserto num bosque pode ser a resposta ao aquecimento global, segundo uma equipa de biólogos e climatologistas. A ideia consiste em plantar árvores de crescimento rápido, como eucaliptos, para cobrir desertos, como o Sahara, segundo informa o El País.

Segundo os peritos, estas zonas de vegetação seriam regadas por água do mar dessalinizada através de plantas de regadio. O novo manto de árvores criaria um microclima próprio, que poderia sugar o dióxido de carbono da atmosfera. Segundo escreve o jornal The Guardian, os cálculos da equipa os desertos arborizados poderiam retirar cerca de oito milhões de toneladas de carbono por ano, sensivelmente o mesmo que é emitido com os combustíveis fosseis e a desflorestação.

O responsável da ideia é Leonard Ornstein, biólogo celular na Universidade de Medicina de Nova Iorque, juntamente com Igor Aleinov e David Rind, especialista em clima da NASA. A proposta foi publicada no «Journal of Climatic Change» e os seus criadores defendem que a «curto prazo é a melhor resposta para acabar com o efeito de estufa».

O custo do projecto custaria os 1, 35 milhões de euros por ano. Apesar do custo, os defensores da proposta garantem que é económica se for comparada com as outras propostas existentes. Para além disso, esta é a única solução que é focada na resolução total do problema .

Fonte:TVI

Não, não é utopia .

Ideias precisam-se antes que seja tarde de mais .

Anúncios do Governo


Sócrates afasta em absoluto referendo sobre casamentos homossexuais . E, afirma que tudo fará para remover barreiras jurídicas que impedem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Diz que se sente legitimado para propor a legalização do casamento entre homossexuais.


Anuncia aumento das pensões mais baixas e alargamento do subsídio de desemprego . As pensões até 630 euros aumenta 1,25% até 1.500 aumenta 1%.


Quanto à corrupção : diz, sem mais explicações, que adoptará medidas para prevenir os fenómenos de corrupção .


A Teia Alarga-se


Indícios de corrupção nos negócios entre as empresas de Manuel Godinho e várias autarquias do país. Só a primeira fase da operação está concluída. Clique para visitar o dossiê FACE OCULTA.

Educação - Governo Mantem o Rumo


«Quero que todos saibam que o objectivo do Governo é este: promover o bom desempenho da escola pública, porque é muito importante para o futuro do país, para as famílias e para os alunos que a escola pública esteja, de facto, à altura das suas enormes responsabilidades. E é por essa razão que a escola pública não pode passar sem uma avaliação séria e justa dos professores, que permita distinguir e valorizar o mérito», salientou José Sócrates.

«Estamos disponíveis para melhorar e aperfeiçoar, não para voltar ao passado».

Depois, o primeiro-ministro referiu que o seu executivo deseja «um diálogo com resultados» em torno do modelo de avaliação dos professores, que «aproxime posições e que identifique, com rigor, os aperfeiçoamentos necessários a introduzir para o futuro».

«Estamos disponíveis para construir não para destruir, estamos disponíveis para melhorar e aperfeiçoar, não para ajustar contas com o passado. Assim sendo, a senhora ministra da Educação tomará, de imediato, a iniciativa desse diálogo, com os sindicatos representativos dos professores. Com abertura de espírito, mas também sabendo o que quer e o que não quer», referiu.

O modelo de avaliação que o Governo continua a impor é tão mau que não tem remédio possível. Pode, no entanto acontecer, que num gesto de prestidigitação como já é hábito , o modelo se mantenha no nome e o conteúdo seja alterado. Assim poderão afirmar que houve diálogo, e que o modelo é aquele que o Governo sempre propôs. Sobre a Carreira e professores titulares... nada. Aguardam-se os próximos capítulos .




Desmascarar Mentira / Verdade

«Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há-de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado. Por outro lado, ao notarmos a revelação parcial de uma verdade que queria ocultar, finjamos não acreditar, pois assim, provocado pela contradição, fará avançar toda a rectaguarda da verdade. »

Arthur Schopenhauer, Aforismos para a Sabedoria de Vida