Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de outubro de 2025

Notícias Ao Fim da Tarde

Sobre Os Últimos Acontecimentos

Com um telefonema, Putin mudou a opinião de Trump sobre a Ucrânia. Outra vez
O Presidente russo demonstra mais uma vez a sua influência sobre o líder norte-americano, num momento crítico da guerra na Ucrânia e das relações internacionais.
(Robyn Dixon, Público)

O Presidente russo, Vladimir Putin, voltou a pôr a sua relação com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nos eixos através de um telefonema realizado pouco antes do encontro de sexta-feira entre Trump e o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, reunião que deveria ter servido para discutir o fornecimento de novas e potentes armas de longo alcance à Ucrânia. 

A Europa terá um novo muro, mas não será um muro contra refugiados nem um muro contra ideologias políticas. - Deste muro, a Europa precisa       (Helena Pereira, Público)

Primeiro, foi a humilhação quando drones russos penetraram o espaço aéreo de vários países da NATO: Polónia, Roménia e Letónia. No recente caso da Polónia, as incursões com vários aparelhos duraram umas longas sete horas, entre as 23h30 e as 6h30 da manhã. Alguns drones foram abatidos, mas o mais surpreendente foi a vulnerabilidade do espaço aéreo polaco, que é, na prática, a vulnerabilidade do espaço aéreo da NATO.Pode o ministro Pinto Luz e o Governo resolver num ano dez anos de paragem cardíaca do setor? No reino do delírio partidário e jornalístico, sim; na novela da vida real, não. Vai ser preciso esperar e ir corrigindo.

Miguel Pinto Luz aprovou mais de 30 medidas para começar a resolver o drama da habitação. São mais de dez mil milhões de euros em ano e meio e os efeitos terão de sentir-se se, pelo caminho, os privados – construtoras e bancos – fizeram a sua parte. O ministro da Habitação e das Infraestruturas (a ordem do título deveria ser esta) tem muito trabalho a fazer e nem tudo vai resultar, mas vão sentir-se mudanças, nem que seja porque o mercado era um ultracongelado.         (André Macedo, J Económico)

Hoje O Objetivo É Parecer


“Antes, o ter conseguia substituir o ser.
Hoje, como as pessoas não conseguem nem ser nem ter,
o objetivo de vida se tornou parecer.”

(Roberto Shinyashiki)