O bivalve Dreissena rostriformis bugensis, que é nativo da bacia do rio Dnieper (Ucrânia), tem-se vindo a propagar pela Europa e também já chegou aos Estados Unidos transportado no lastro dos navios. Com apenas 4 cm de tamanho, é uma espécie que se reproduz de forma muito rápida colonizando as superfícies podendo causar o bloqueio de canalizações e assim, causar falhas na distribuição de água e inundações.
No entanto, os maiores problemas causados por esta espécie são ecológicos. Com efeito, o bivalve conhecido em inglês como “quagga mussel” “perturba o equilíbrio natural da cadeia alimentar uma vez que se alimenta de poluentes transformando-os em fezes tóxicas concentradas que podem envenenar a água tanto para a vida selvagem como as pessoas”, explica o diário britânico The Guardian.
No passado mês de Junho os cientistas da Centre for Ecology and Hidrology consideraram o bivalve a ameaça mais significativa à biodiversidade autóctone do Reino Unido, tendo previsto que chegaria ao território no espaço de cinco anos. A descoberta de que a espécie já está em solo britânico foi feita há duas semanas no reservatório de Wraysbury pelo Wildfowl and Wetland Trust (WWT).
Jeff Knott, responsável no WWT pela área das políticas de conservação, considera a detecção do bivalve num meio aquático britânico “preocupante (…) porque estes bivalves vão provavelmente causar, indirectamente, o sofrimento e morte de centenas de milhares de animais nativos, peixes e plantas, e custar milhares de libras em impostos e contas da água para proteger as reservas de água potável”.
Fonte: Naturlink
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quarta-feira, 15 de outubro de 2014
A Forma Diferente Como Homens e Mulheres Avaliam a Arte
Os sexos mostram grandes diferenças na forma como eles avaliam a arte, revela um novo estudo de co-autoria da escola de marketing da Michigan State University.Os homens parecem concentrar-se mais no «background» do artista e na autenticidade enquanto as mulheres prestam mais atenção à própria arte.
O estudo, que foi publicado na revista Psicologia & Marketing, é o primeiro a investigar a importância da "marca" de um artista para consumidores médios quando avaliam arte. Acontece que essa marca pessoal é muito importante. Trata-se uma descoberta que tem implicações para as indústrias de 64.000 milhões de dólares do mercado de arte e de outros produtos como alimentação e moda.
"Todos os consumidores no estudo, mas especialmente os homens, avaliaram a arte com uma forte ênfase sobre a forma motivada e apaixonada como o artista estava", disse Stephanie Mangus, professora assistente na Broad College of Business da MSU. "Então, se é um artista ou se gere a carreira de um artista, desenvolver essa marca humana - passando a mensagem de que é autêntico - torna-se essencial."
As mulheres também têm em conta a autenticidade do artista, mas um factor mais importante para elas era o artístico. "As mulheres estão mais dispostas a passar por um processo complicado de avaliar realmente a obra de arte", disse Mangus ", enquanto os homens podem dizer: 'Esse é um grande artista, então vou comprar a sua obra."
Fonte:Ciência Hoje
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