Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Uma inscrição centenária com um aviso que hoje faz mais sentido do que nunca

*Tancos. Parlamento vai questionar MP sobre material roubado

*Manchester United. Nuno Espírito Santo apontado ao lugar de José Mourinho

*Economia portuguesa cresceu acima da média europeia

*Operação Marquês: Ivo, "o cético", ou Carlos, "o justiceiro", decidem julgamento






Fenómeno De Alojamento Local Não É Exclusivo De Portugal

Na verdade, em termos absolutos, fica até muito longe dos países europeus com maior número de alojamentos locais. Mas, quando se mede a proporção deste tipo de alojamento relativamente à área, à população ou ao número de casas existentes em cada país, o resultado é outro. Aí, Portugal, e sobretudo Lisboa, joga noutro campeonato.
Começando pela resposta mais direta: considerando o número de registos no Airbnb, a maior plataforma online de alojamento local (e não o número de alojamentos legalmente registados, já que há várias unidades em funcionamento sem deterem licença), França é o país da União Europeia com maior número de alojamentos locais. Entre casas inteiras e quartos, privados ou partilhados, são 513.341 alojamentos em todo o país, segundo os dados fornecidos pela AirDNA ao ECO. Segue-se Itália, com 392.2219 alojamentos, e Espanha, com 287.559 unidades. Entre os oito países analisados, Portugal surge apenas no sexto lugar, com um total de 77.573 alojamentos.

Contudo, tendo em conta a dimensão muito diferente de cada um destes países, a comparação de números absolutos não é a que permite traçar o retrato mais rigoroso deste fenómeno. Quando se mede o alojamento local em função da área de cada país, por exemplo, o cenário volta a mudar. Aqui, Itália passa a ser o país a ocupar o topo da tabela, com 1,3 alojamentos por quilómetro quadrado, seguido pela Holanda (0,98 alojamentos por quilómetro quadrado), Reino Unido (0,87 alojamentos) e Portugal (0,84 alojamentos), que fica assim à frente de França, Alemanha ou Espanha.

(continuar a ler)

Lisboa posiciona-se, assim, como uma das capitais europeias onde o alojamento local assume maior dimensão. O mesmo não acontece quando se avalia o fenómeno a nível nacional. Nesse caso, Portugal continua longe dos países mais pressionados por este setor.

Nota:

Junta quer anular alojamentos locais em Alfama, Castelo e Mouraria registados depois da nova lei

Esta É A Frase

«Os direitos humanos não estão na moda. O Estado faz-se de sonso, embora seja cada vez mais intrusivo, mais castigador e mais cobrador. Escuta, interceta, apreende, arresta, prende, e tudo o mais que sabemos e conhecemos. Mas diz-se sempre fraquinho, para que lhe demos sempre, confiantes, mais poder. Pois bem: ao poder crescente do Estado deve corresponder a reafirmação das garantias individuais, sob pena de desequilíbrios repugnantes e inaceitáveis nas democracias modernas.»
Rogério Alves, OBSR
O bom caminho faz-se muitas vezes contra a corrente. Que o digam todos aqueles que lutaram contra as ditaduras. Desta vez não há ditadura, exceto a da demagogia e a do politicamente correto. Mas há liberdade para debatermos. Usemo-la então.

Saiba Como Deve Ser A Casa Ideal De Um Virginiano

Período Correspondente: 24 de Agosto – 22 de Setembro
A casa ideal para Virgem:
O virginiano preza pela simplicidade e pela praticidade, quer uma casa que funcione. A casa ideal deve ser fácil de se arranjar e sem aquele famoso “quartinho da bagunça”, para que os cómodos estejam sempre organizados. A decoração deve ser sóbria e discreta.
Virgem deveria morar num local mais alto, de onde possa observar o horizonte. Um apartamento com porta de entrada e janelas amplas, onde os tons da natureza estejam presentes, com muitos vasos e plantas. Os móveis devem ser de materiais naturais – fibra, bambu e madeira.
É bom que Virgem tenha um local onde possa praticar exercícios físicos ou yoga e também estudar, instruir-se. Um local espaçoso, onde aparelhos de ginástica convivam com uma pequena biblioteca e uma janela que se abre para o verde, seria ideal.
Virgem é detalhista, simples e gosta de tecnologia. Nada impede que a casa apresente pitadas de sofisticação, peças com design clean e linhas retas. Uma pequena lareira ou forno à lenha, uma ampla claraboia, jardim com animais de estimação, velas acesas em um altar de culto e objetos de arte de variadas culturas. Só não mexa nas coisas de um virginiano, há o risco de tomar uma bronca.
A cozinha pode ser simples, prática e confortável, com tudo à mão e no seu devido lugar. Bem iluminada, com boa ventilação e aparelhos que garantam a comunicação com o mundo externo.
No quarto de dormir, a paisagem ampla de um horizonte pode inspirar o virginiano, assim como o toque da madeira, os materiais crus e os tons de verde, que são curativos.
Evitar: Portas, gavetas e janelas emperradas, objetos quebrados e sem funcionalidade. Objetos muito rebuscados. Ambientes pequenos e atulhados. Excessiva iluminação artificial. Ar-condicionado no quarto.