Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de abril de 2015

Esta É A Frase ...

“Alguns comentadores lamentam por aí que o pobre António Costa não “polarize” o eleitorado (…). E hoje, com os rancores da “austeridade”, a violência do debate político e a tutela dos senhores da “Europa”, essa proeza é manifestamente impossível. A partir de Outubro, Portugal ficará assim ao Deus dará – sem autoridade ou direção – e o castelo de cartas financeiro que Passos Coelho pôs pouco a pouco em pé, cairá com estrando para desgosto da gente “razoável” e prejuízo dos portugueses. Aconselho por isso a inocência nacional a aproveitar bem o Verão.”

Vasco Pulido Valente, Público. via RTP

Não Queria Acreditar, Mas É Mesmo Verdade ...

Compras de sapatos ou pronto-a-vestir podem ter de ser pagas directamente ao Fisco.

O novo sistema de controlo das guias de transporte da Autoridade Tributária consegue identificar quais os prestadores de serviços que têm dívidas fiscais. Daí à penhora de todas as receitas vai um passo.

Quem está a ser penalizado com esta actuação são os contribuintes (empresas ou empresários em nome individual) que pedem facturas daquilo que compram e depois são confrontados com notificações da Autoridade Tributária para irem pagar às Finanças.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, trata-se de "uma situação inaceitável e perigosa". Para o responsável, "este esquema é aplicado em todas as actividades económicas. Pode acontecer a um contribuinte ir a uma loja de roupa, sapataria ou tabacaria, e, se essa loja tiver dívidas, o contribuinte é notificado para ir pagar à repartição de Finanças".

Trata-se de uma situação que de momento está a acontecer com várias empresas do sector da restauração, mas que se deve entretanto estender a outras actividades. (CM)

Paranóia ? - Só pode.

Aqui pode ler mais esclarecimentos sobre o assunto.