Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de agosto de 2009

Gripe A Está a Progredir Rapidamente em Portugal


Portugal é o segundo país europeu com maior incidência de infecções de gripe A (H1N1), com 20,9 casos por cada cem mil habitantes, a seguir ao Reino Unido, com 21,4 casos por cada cem mil habitantes .

A mesma fonte disse que actualmente a União Europeia tem «mais de 45 mil casos confirmados» e regista «mais de 100 óbitos» devido à gripe A. «Podemos constatar que mais de metade dos casos hospitalizados» referem-se a pessoas que «vão para os cuidados intensivos com problemas respiratórios graves», acrescentou.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta sexta-feira que os médicos detectaram uma forma mais severa de gripe A que ataca directamente os pulmões e causa uma forma grave da doença até mesmo em jovens até então saudáveis.

As autoridades de saúde já identificaram os países onde a doença está a progredir. No Japão o vírus atingiu níveis epidémicos, o que sinaliza um início do que pode ser uma longa temporada da gripe este ano. Em áreas tropicais o avanço da doença também está a piorar


Zonas Em Risco De Derrocada Além Tejo Litoral


No Alentejo Litoral, são apontadas seis zonas de risco: faixa entre as praias do Salto e da Ilha (com destaque para Porto Covo e praia do Burrinho), no concelho de Sines; praia do Malhão, zona norte da Praia de Almograve, área entre Almograve e Lapa de Pombas, praia da Zambujeira do Mar, praia do Carvalhal e Azenha do Mar (Odemira).

Outras zonas são ainda apontadas como de risco, como as arribas da praia da Galé Fontainhas (Grândola), Serra da Azóia e porto de Sesimbra, bem como Serra da Arrábida (Setúbal), onde foram executados trabalhos de protecção das arribas na estrada entre o Portinho da Arrábida e o Outão.

As intervenções consideradas prioritárias em arribas somam, segundo o Ministério, um investimento de 41 milhões de euros, no âmbito das candidaturas apresentadas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - Eixo III - Combate à Erosão e Defesa Costeira.

É Importante - Correr Com Sócrates - Ler

Tudo Vale a Pena para mudar o estado da Nação.


Esta é a Frase

A experiência histórica tem precedentes para as palavras de Louça.

« Elas só são novas porque a memória é muito curta. É que se as tomarmos como elas são, desnudadas da sua ganga retórica, trata-se de um discurso de extrema-esquerda assente numa visão comunista da sociedade, onde há um brutal intervalo entre a “justiça” exigida e a “justiça” realizada. Esse intervalo é o de uma sociedade totalitária, de uma ditadura do Bem sobre o Mal.»

Pacheco Pereira

Os Fogos Só Ontem Foram 251

Actualização: 30-8

As equipas no terreno conseguiram circunscrever os fogos dos concelhos do Sabugal, Fafe, Resende, Cinfães, Baião, Marco de Canaveses e Mesão Frio que estavam activos até a pouco tempo.

Ainda por circunscrever estão quatro incêndios em Povoação (Fafe), Ermida (Baião), Aldeia Velha (Amarante) e Aboboreira (Baião).

29-8

Cerca de 50 bombeiros estão a combater dois incêndios que deflagraram esta manhã no concelho de Marco de Canaveses (Porto) e em Macedo de Cavaleiros (Bragança). As chamas estão a consumir mato.

Ontem o Comando Nacional de Operações de Socorro registou 251 incêndios, que foram combatidos por 3773 bombeiros e 967 viaturas.

A Porta


É o símbolo não apenas do ingresso, mas também do espaço secreto, do poder misterioso que há por detrás dela (por exemplo a 'Porta sublime', como signo do poder do sultão turco, as 'portas do inferno ', ou Maria, a 'porta do céu').

Se a ponte indica passagem, as portas e portais indicam,em sentido metafórico, o acesso a uma zona fundamental.

Em muitas culturas, atravessar uma porta é o símbolo de um rio de passagem de um estádio de vida para o próximo.

Os guardiões das portas do céu são o arcanjo Miguel e o apóstolo Pedro, que possui a chave .
Em muitas culturas as portas dos santuários são defendidas por figuras de guardiãs (por exemplo por cães-leões).

"Quando uma porta é atravessada para entrar ou sair, tem-se acesso a condições diferentes de existência, a um outro estado de consciência, e isto porque ela conduz a outras pessoas, a uma outra atmosfera"

(Algernon Blackwood)


Esta É A Democracia Da Ministra Da Educação


A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, recusa receber a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) “apesar dos repetidos pedidos”.

A Direcção da CNIPE foi eleita em Abril deste ano e a confederação, desde que foi legalmente criada há mais de um ano, já enviou seis pedidos para ser recebida no Ministério, todos sem resposta. Em comunicado, a CNIPE assume-se como “uma alternativa credível dentro do movimento associativo de pais à CONFAP”, que acusa de ser “demasiado próxima do Ministério da Educação, de quem recebe avultados apoios financeiros”.

Para a confederação liderada por Maria José Viseu, esta atitude do Ministério obriga a uma denúncia pública da “diferença de tratamento adoptada pelo Ministério da Educação em relação às duas confederações de pais, uma atitude que traduz a dualidade de princípios democráticos pelos quais se rege o Ministério da Educação”.

A CONFAPE só A CONFAPE que diz Ámen Srª Ministra.