

Hoje, Jerónimo esteve melhor num registo genuíno e vivo que não aconteceu no debate anterior


A acupunctura tem sido usada pela medicina oriental por milhares de anos, sobretudo no tratamento da dor. Os efeitos benéficos levaram até a Força Aérea dos Estados Unidos a adoptarem a acupunctura no tratamento de seus soldados nos campos de batalha.
Mas como a acupunctura funciona ao nível celular, ou seja, qual é o mecanismo que faz com que a acupunctura de facto alivie a dor, é uma pergunta para a qual os cientistas ainda não tinham uma resposta.
Agora, usando imagens captadas do cérebro, pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), conseguiram as primeiras evidências de que a acupunctura tradicional chinesa afecta a capacidade de longo prazo do cérebro para regular a dor.
Num estudo, os pesquisadores demonstraram que a acupunctura aumentou a disponibilidade de ligação dos receptores mu-opioides (MOR) em regiões do cérebro que processam e amortecem os sinais de dor - especificamente no cingulato, ínsula, caudato, tálamo e amígdala.
Acredita-se que os opioides que agem contra a dor, como a morfina, codeína e outros medicamentos, funcionam ao ligararem-se aos receptores opioides no cérebro e na medula espinal.
"A maior disponibilidade de ligação desses receptores está associada com uma redução na dor," explica Richard E. Harris, que é coordenador da pesquisa.
Uma implicação desta pesquisa é que os pacientes com dores cronicas tratados com acupunctura poderão passar a reagir mais positivamente aos medicamentos opioides, uma vez que os receptores parecem ter maior disponibilidade de ligação," diz Harris.
O concurso de professores deste ano foi «o maior de sempre», afirma Maria de Lurdes Rodrigues - Verdade?!
A Fenprof agendou para hoje acções de sensibilização para denunciar o desemprego e a precariedade laboral que afecta a classe docente -Então ?! Alguém está a faltar à verdade, e pelo que vimos de anteriores afirmações leva-nos a pensar que será a Srª Drª. MLR !
«Durante esta legislatura houve uma diminuição do desemprego de diplomados na área da Educação - isso é comprovado pelos dados do Instituto de Emprego. Foi, também, a maior diminuição de sempre e o maior crescimento do emprego qualificado na área do ensino», defendeu Maria de Lurdes Rodrigues - A Srª Ministra defendeu, mas não sabemos quem fala verdade?!
A ministra diz, por isso, que «aquilo que a Fenprof fala, de desemprego dos professores, não pode confirmar». Não confirma nem desmente. Onde está a verdade?!
Para Maria de Lurdes Rodrigues, os dados do Instituto de Emprego revelam «que há, de facto, um pico de inscrição de professores não colocados no início de Setembro, mas que é imediatamente absorvido no mês a seguir pelas actividades de enriquecimento curricular e actividades dos centros novas oportunidades». - Diz o que diz, mas não sabemos se devemos acreditar?!
PS contabiliza 34,5% das intenções de voto dos portugueses, enquanto o PSD regista 28,9%. E o BE aparece como a terceira força política do País, com 10,4%.
Na prática, com estes resultados há um empate técnico entre PS e PSD, dado que a diferença entre os dois partidos, do ponto de vista das probabilidades, não é significativa. E, por isso, neste momento, e à luz destes dados, o resultado final das Legislativas é ainda imprevisível, e tudo indica que a vitória final irá depender do voto dos indecisos.
CM
A sondagem CM/Aximage indica também que os pequenos partidos, face às eleições de 2005, estão a subir nas intenções de voto, em particular o BE com 10,4%.
Já o CDS obtém 8,1% das intenções de voto.
o que permite manter o partido de Paulo Portas como a quarta força partidária.
A CDU, apesar da actual crise económica, regista 7,8%, um resultado que relega a coligação de comunistas e verdes para a última posição do panorama parlamentar.
