Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Esta É A Frase (263)

Quem está a trair a Ucrânia? - A União Europeia espera a bancarrota de Putin, e Putin espera a bancarrota da União Europeia. Resta saber qual virá primeiro.   (Rui Ramos, OBSR)

Lê-se e não se acredita: na quarta-feira, os governos da União Europeia concordaram finalmente em desligar-se do gás russo por volta do fim de 2027. do gasoduto russo para a Alemanha. Percebe-se que Putin tenha interpretado tudo isso como indiferença pela Ucrânia, e não tivesse hesitado em avançar.

Acontece que não é só a UE que faz cálculos com as fraquezas de Putin. Putin também faz cálculos com as fraquezas do Ocidente e da UE em particular. A Rússia tem uma economia do Terceiro Mundo e uma população em declínio. Mas pela frente, na Europa ocidental, tem economias que, por erros de política energética, não se conseguem desligar do seu gás, Estados que, por erros de política social, arriscam crises de dívida, como a França, e sociedades que, por erros de política migratória, estão a perder coesão. A Rússia não está bem. Mas uma Europa ocidental que julga que o imposto é a solução para o empobrecimento, a regulação uma alternativa à inovação, e o fim das fronteiras um meio de pagar o Estado social, não está muito melhor. Também Putin está à espera da bancarrota – mas da Europa ocidental. Resta saber qual virá primeiro. (...)

Credibilidade Política


A capacidade de parecer crível e transmitir uma imagem de honestidade, independentemente de ser ou não verdadeiro, é uma característica que todos os candidatos e governantes desejam demonstrar por meio de discursos, atos políticos e campanhas.

O mesmo acontece no jornalismo, onde a credibilidade está diretamente vinculada ao emissor das informações.

A confiança dos cidadãos nos candidatos políticos determinará os resultados das eleições e o acesso aos cargos de poder, gerando condições específicas para o progresso econômico, social, de saúde, entre outros aspectos, de um território e seus habitantes.

Na política, como em outras áreas, a credibilidade é construída ao longo do tempo, sendo fundamental a coerência entre o que é dito e o que é feito. Além disso, alianças com outros políticos considerados confiáveis fortalecem essa característica.

(AE)