Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Descansa Medina Avança ...

...  Alberto João Jardim.
Todas as segundas, na TVI24. Caso para Sócrates se dizer ao espelho: mas que mal fiz eu para merecer estas sucessivas vias sacras?! Termina um, logo começa outra ... Nem o maior especialista em acompanhamento de media consegue evitar esta sucessão de sobressaltos !
(Marcelo Rebelo de Sousa,SOL)

Que se cuide Sócrates e não só, porque poucos irão escapar...
Mas para já a quem não escapa Sócrates é à chanceler alemã Angela Merkel  que chamou o primeiro-ministro português para uma reunião em Berlim a 2 de Março, no próprio dia em que Portugal faz um leilão de recompra de dívida e nas vésperas da reunião do BCE.

A 'Miopia' Pega-se ...

Os governos passaram a definir as suas políticas em função das próximas eleições, em lugar de estabelecerem estratégias de médio e longo prazo.(...)
A miopia dos governos, nos dias que correm, é de deitar as mãos à cabeça.
E o mal pega-se.
Também as oposições apresentam hoje propostas de acordo com a evolução das sondagens.
É sinistro.(...)
O marketing, que o PS de Sócrates erigiu em método de governação, não é sustentável por muito tempo.
É preciso romper com isto.
É preciso começar a falar verdade, (...) [e perder o medo das sondagens].

(Fonte: José António Saraiva,SOL)

Emaranhado De Opiniões

À volta de um mestre tinha-se ido formando um círculo de intelectuais e eruditos. O mestre quase nunca falava, mas os discípulos não paravam de falar de bisbilhotar e de se perder em todo o género de opiniões e pontos de vista. Durante horas, distraíram-se com todo o tipo de hipóteses e conjecturas metafísicas e em abstracções filosóficas. Todos falavam e ninguém prestava atenção aos outros, apegados às suas opiniões. Certo dia, o mestre disse:
  - São como lavadeiras.
  - Lavadeiras? - perguntaram perplexos. - Não percebemos o que é que temos a ver com lavadeiras.
  - As lavadeiras - explicou o mestre - têm muita roupa, mas vêm os proprietários da mesma, levam-na e elas ficam sem nada. Vocês têm muitas opiniões tiradas dos livros, de textos e de filósofos ... mas nada vos pertence. Estão vazios. Continuam a especular, mas assim não vão obter nem uma grama de sabedoria e continuarão a ser como lavadeiras.

O conhecimento é informação, dados, opiniões reunidas; a sabedoria é conhecimento vivido, experiência, compreensão clara, entendimento livre de juízos e preconceitos.O conhecimento é superficial, parcial e condicionado; a sabedoria vê no modo final de ser das coisas e liberta-se dos conhecimentos produzidos por modelos, padrões, esquemas e preconceitos.

Ramiro Calle