Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Prémios Neurociências Santa Casa Da Misericórdia De Lisboa E Bolsas De Mérito A Projetos De Investigação

 

Maria José Diógenes ( ex-aluna da Escola Secundária de Bocage, Setúbal) e a sua equipa conquistaram pela segunda vez o Prémio Mantero Belard, com a investigação de um novo composto que "atua num mecanismo neuroprotetor que está destruído no cérebro dos doentes com doença de Alzheimer", conforme explicou ao CM. 

Conceito desta investigação:
– Até ao momento, os medicamentos que existem disponíveis para o tratamento da doença de Alzheimer apenas minimizam os sintomas da doença. O novo composto previne essa destruição e devolve ao cérebro a protecção mediada pela neurotrofina BDNF. É importante salientar que o BDNF tem um papel fundamental na memória. (mais informação aqui)

Nota: Muitos Parabéns a toda a equipa! Muita satisfação pelo reconhecimento do mérito intelectual e científico da Maria José, ex-aluna da nossa Escola Secundária de Bocage.

Notícias Ao Fim Da Tarde (act.)

A Frase

Depois, é uma decisão que também prejudica quem está mais vulnerável nesta crise. “A suspensão imediata de novos registos de alojamento local que hoje [esta quarta-feira] os partidos de esquerda e a vereadora independente aprovaram revela um sinal muito negativo para o turismo, para a economia local e, acima de tudo, para milhares de famílias que veem aqui um entrave aos seus rendimentos” afirmou Carlos Moedas. Não seria necessário dizer mais nada, está tudo dito.     (António Costa, ECO)

Os vereadores do PS/Livre forçaram a suspensão do alojamento local em Lisboa. Criaram uma renda para investidores e grupos hoteleiros e parecem querer reeditar o princípio de 'perder é ganhar'.

A recuperação da economia portuguesa não se fará sem turistas, e sem oferta turística, sobretudo a mais cara, que traz turistas com capacidade de compra. A suspensão dos novos registos de alojamento local é particularmente gravosa para as zonas de Lisboa que cresciam no período pré-pandemia com estes investimentos.

Portugal precisa de menos Estado e de melhor Estado, os portugueses precisam de autonomia e de liberdade de decisão, valores que foram comprimidos nos dois últimos ano.

Esta decisão faz temer o pior, uma cada vez maior intrusão nas decisões individuais, uma limitação à liberdade de investimento e de rendimento, e um país que é cada vez mais apenas para ricos.

Nota final: Carlos Moedas ganhou há poucas semanas as eleições para a Câmara de Lisboa, mas parece que o PS quer repetir o modelo de geringonça de 2015. Perde, mas ganha. É um sinal para as legislativas?

Que Eu Tenha Hoje, E A Cada Dia ...

 
Que eu tenha hoje, e a cada dia
A força dos céus
A luz do sol
O brilho da lua
O resplendor do fogo
A agilidade do vento
A profundidade do mar
A estabilidade da terra
E a firmeza da rocha.

(Ecos Eternos” de John O’Donohue)