Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sr. Contente Diga À Gente Como Vai Este... País

... Às Avessas !

Cavaco Silva
: " Portugal chegou a uma situação insustentável"; e, defende o estabelecimento de um contrato de coesão nacional.
Sócrates: "Não estamos numa situação insustentável"

A propósito do relatório final do caso PT/TVI

Sócrates: Espero que a oposição 'diga a verdade'.
Pacheco Pereira : Quer dizer a 'verdade' e... não o deixam. No entanto vai tentar ... Isto é ...vai tentar divulgar o despacho e carta que acompanham os resumos das escutas.

ERC: Arquiva queixa de M.Crespo contra 'Jornal de Notícias'.
Luís Gonçalves da Silva, membro da ERC: está contra o arquivamento da queixa, considera abusiva a decisão por unanimidade, porque ele esteve ausente.
Presidente da ERC: "estupefacto, com Gonçalves Silva."

Liberdade Com Ou Sem Limites?


Recomendar cuidado no uso das roupas nas escolas é uma atitude "castradora" é esta a opinião de alguns como Maria José Viseu, presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Educadores (CNIPE), que vê opções como a tomada na Escola Dr. Jorge Correia, em Tavira, como "um exagero" que colocam em causa a afirmação do jovem como indivíduo

Outros, como a CNIPE e a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) concordam que se as restrições fizerem parte do regulamento interno das escolas então é um assunto dos estabelecimentos de ensino, que respeitam. "Se faz parte da política interna significa que recebeu a aprovação do Conselho Geral (CG) que inclui pais e, no caso do secundário, alunos", explicou ao DN Albino Almeida, presidente da Confap. O dirigente referiu que é legal as escolas estabelecerem estes limites.

Há situações que acabam por surgir devido a "visitas" da Inspecção-Geral da Educação: "Por exemplo, um inspector colocou problemas por uma professora estar calçada com umas havaianas."Na Escola Dr. Jorge Correia, a inspecção já alertou, em mais do que uma ocasião, "para a maneira como as pessoas se vestem", como confirmou ao DN o director José Baía. "Não só aos alunos, mas também aos professores e no ano passado foi um vigilante", disse. O director realçou que não foi feita nenhuma proibição aos alunos, mas apenas um apelo ao bom senso, principalmente às raparigas: "Algumas não usam minissaias, são microssaias."

Mas é claro que somos pela liberdade, com limites de acordo com a sociedade em que nos integramos. Não vestimos habitualmente a roupa que usamos para dormir ou para ir a uma cerimónia, na prática do dia-a-dia. Ou será que usam? Na escola ensina-se e aprende-se, não só conteúdos mas também comportamentos de convivência em sociedade. O modo como nos vestimos deverá não destoar de um modo irresponsável das regras ou hábitos dos locais que queremos frequentar, em especial se forem institucionais.

No Dia De Portugal Lembramos As Origens



Para lembrarmos o que fomos e pensarmos no queremos ser é preciso não esquecer as origens.

Todas as análises têm demonstrado um elevado grau de mistério na origem de Portugal. Este mistério mantém-se, pois não existe ainda hoje resposta satisfatória pela razão de todos os restantes 'estados' da Península (Castela, Aragão...) se terem reunido com o tempo, na 'federação' da Espanha, e Portugal ter ficado de fora. Basta olhar para o mapa para nos apercebermos do mistério.(Paulo Alexandre Loução)

A batalha de S. Mamede no dia 24 de Junho de 1128, marca simbolicamente o início de Portugal,sendo considerada " a primeira tarde portuguesa".

Quando um povo sente dentro de si um forte apelo de independência e tem líderes capazes que entregam a sua alma a essa missão, não se conforma enquanto não alcançar os seus desígnios. Foi o que aconteceu. D. Teresa foi ultrapassada pelos acontecimentos e o seu filho surgiu, como um raio, aos 17 anos, nesta antiga ' Terra de Santa Maria'.( Paulo Alexandre Loução)