Pesquisar neste blogue

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Elevadas Concentrações de Ozono Saúde Em Perigo


A Quercus pronunciou-se, este sábado, a respeito dos avisos sobre a concentração de ozono que, sexta-feira, registou valores altos e de risco para a saúde pública. A associação ambiental considera que a população não está suficientemente avisada, exigindo para isso a articulação entre várias entidades.

Referindo-se ao Ministério do Ambiente, à Protecção Civil e à comunicação social, a presidente da Quercus, Susana Fonseca, disse, em declarações à Lusa, que «não há uma passagem eficaz da informação para os cidadãos. Consideramos que as entidades envolvidas devem melhorar este processo».

Tais afirmações surgem no âmbito do elevado valor de concentração de ozono que, na sexta-feira, ultrapassou os 180 microgramas por metro cúbico (mg/m3) em várias estações de medição da Região de Lisboa e Vale do Tejo, casos em que é obrigatório informar o público.

Para a responsável, as rádios e as televisões devem ter um papel importante no alerta da população, uma vez que os jornais só ficam acessíveis no dia seguinte.

«Os efeitos na saúde à exposição, de curto prazo, a elevadas concentrações de ozono passam por danos nos pulmões e inflamação das vias respiratórias, aumento da tosse e maior probabilidade de ataques de asma», afirma a Quercus, em comunicado, acrescentando que são as «crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias» que podem sofrer «consequências mais graves».


Foi Aprovado Esperemos Que Em Breve Seja Alterado


Cavaco Silva promulgou hoje um diploma que mantém o regime simplificado da avaliação dos professores no próximo ano lectivo, que deverá produzir efeitos a partir de Setembro, estabelecendo o dia 30 de Outubro como a data limite para os directores das escolas estabelecerem o calendário da avaliação de desempenho para o próximo ano.

O modelo original de avaliação de desempenho nunca chegou a ser adoptado, tendo o Governo adiado para a próxima legislatura a aprovação e publicação das alterações a introduzir.

"Este modelo [de avaliação] tem que ser todo alterado, já foi simplificado duas vezes e trata-se de remendos sobre remendos", disse uma dirigente sindical, frisando que "tem que ser substituído por um modelo exequível e justo, que distinga entre quem cumpre menos e quem cumpre mais".

Além de duras críticas dos sindicatos de professores, a manutenção do regime simplificado de avaliação dos professores foi atacado por toda a oposição parlamentar.

Espremos não mais ver esta Srª Ministra NUNCA NUNCA MAIS , depois de Setembro.

Sr. Contente Diga À Gente Como Vai Isto De ...Escutas



“Não faço comentários. Não falo sobre isso, porque não posso perder tempo a comentar disparates de Verão que são muito próprios desta altura do ano”, disse José Sócrates aos jornalistas.

"Disparates de Verão", é o que oferece dizer a um PM sobre a dúvida de vigilância ou escuta da PR ?! Em que país estamos ? Uma resposta destas só pode ser de alguém que já mandou investigar a ocorrência e que está descansado porque não o estão a espiar a ELE (única coisa que eventualmente o podia preocupar) ou conhece perfeitamente a sequência dos trâmites da ocorrência.

O PÚBLICO noticia hoje que “a Presidência da República teme estar a ser vigiada” e que se instalou a dúvida “se os serviços da Presidência da República estão sob escuta e se os assessores de Cavaco Silva estão a ser vigiados”, com base nas declarações de um membro da Casa Civil da Presidência da República, não identificado.
Oh Portugal Portugal

Maior Preocupação É Com Mutação Do H1N1


A grande preocupação agora é a possível mutação do vírus, como aconteceu com a gripe espanhola em 1918, dando origem a uma cepa muito mais agressiva. Os especialistas temeram que isso tivesse acontecido quando surgiu um surto particularmente forte na Argentina. Mas o sequenciamento genético mostrou que isso ainda não aconteceu.

Se o vírus sofrer uma mutação, todo o trabalho feito até agora para o desenvolvimento de uma vacina será perdido, sendo necessário começar do zero a partir da identificação do vírus modificado.

Uma preocupação ainda maior entre os cientistas é a possibilidade do surgimento de um vírus híbrido, que poderia emergir a partir da infecção com H1N1 de pessoas portadoras do H5N1, da gripe aviária, que é muito mais letal - a mortalidade da gripe aviária alcançou 30% dos infectados.

Alguns dos médicos e cientistas que tomaram providências parecem ter sido motivados mais pela preocupação de que os estoques dos medicamentos se esgotem do que pela gravidade da doença.

Afinal, se o vírus sofrer uma mutação significativa antes que uma percentagem grande da população tenha sido vacinada, as vacinas serão inúteis. Mais importante ainda, a resistência ao Tamiflu poderá surgir se a droga for largamente usada em pessoas com sintomas muito suaves. "A situação precisa ser cuidadosamente monitorizada," diz Fiers. "A influenza já nos surpreendeu muitas vezes antes."


A Cada Acção Sua Consequência


Ninguém pode deixar de ser responsável pelas suas acções e, muitos menos, pelas consequências das mesmas. Enquanto tentamos desresponsabilizar-nos das nossas acções, recorremos, de forma imatura, a todo o tipo de subterfúgios, justificações falaciosas e culpas pouco nobres. È necessário agir com plena consciência dos actos, aplicando a lucidez e a compaixão dentro do possível.

Buda declarava:« Os seres são donos das suas acções, herdeiros das suas acções, nascem das suas acções,estão presos às suas acções, dependem das suas acções; qualquer acção, seja boa ou má, dela haverão de herdar.»

Ramiro Calle