Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de agosto de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Escola , Democracia, Cidadania

Aescola não deve doutrinar, nem ensinar nenhuma matéria relativa à vida privada dos cidadãos, às suas escolhas pessoais, às suas preferências religiosas, à expressão dos seus sentimentos, à sua sexualidade ou ao desenvolvimento afectivo da sua personalidade. 

Os sentimentos não fazem parte da cidadania, não constituem capítulos dos direitos, deveres e garantias dos cidadãos, não fazem parte do elenco de dispositivos constitucionais. Há disciplinas onde essas matérias podem ser tratadas: em Biologia e ciência naturais; em História; em Psicologia e Sociologia. Mas não devem constituir matéria à parte nem disciplinas próprias, de modo a evitar vários perigos. Por exemplo, a doutrinação ideológica ou religiosa. O condicionamento da vida privada e da escolha individual. O contrabando ideológico e cultural ao sabor das modas e do oportunismo dos professores. E finalmente a confusão entre vida privada e vida pública, cuja distinção é crucial para a liberdade individual e a vida em comunidade democrática.  (ler texto completo)

(António Barreto, Público)

A Frase (176)

“Uma casa dividida contra si própria não se mantém de pé”- Do que Joe Biden conseguir fazer, depende a sorte da América, a sorte das democracias ocidentais e a sorte do resto do mundo.
(Teresa de Sousa, Público)

Edward Luce, colunista do Financial Times que chefia a delegação em Washington, escrevia na segunda-feira que “o mais velho Presidente americano de sempre pode gabar-se de ter conseguido, em dois anos, um recorde legislativo mais forte do que Obama ou Clinton conseguiram em oito”. Parece exagero, mas não é. A imprensa americana de referência manifestava, na semana passada, a mesma admiração. Biden, ao contrário de Clinton e Obama, não pode exibir a juventude de ambos quando entraram na Casa ...  

Para Conseguir, Você Tem De Ser Especial ...


"Para conseguir um resultado diferente da maioria, você tem de ser especial. Se fizer igual a todo mundo obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente, ela não é modelo de sucesso" 

(Roberto Shinyashiki)