Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Notícias Ao Fim Da Tarde


Covid-19: Situação Em Portugal Hoje Segunda-feira


  • 41.912 número total de casos confirmados  (+266 diagnósticos positivos)  
  • 1.564 óbitos (+4 vítimas mortais) 
  • 27.205  recuperados ( +139) 
  • Pessoas internadas (+ 31) 
  • Cuidados intensivos (+4)
A Região de Lisboa e Vale do Tejo: 
Volta a confirmar o número mais elevado de infeções tendo confirmado mais 225 em relação aos dados da véspera. No total, existem agora 18.977 infeções confirmadas. O número de vítimas mortais do novo coronavírus na região de Lisboa aumentou para 468, mais três vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas  nesta região.

Foi detetado ainda: um novo caso nos Açores na ilha de São Miguel. Trata-se de uma mulher, “com 42 anos, não residente nos Açores, que desembarcou na região em 27 de Junho, proveniente de ligação aérea com o território continental”, adianta Autoridade de Saúde Regional.

Nota 1Onde guardar a máscara? Qual escolher? Um novo mundo de regras numa BD para descomplicar

Nota 2Como lavar roupa, arejar os quartos, desinfetar a casa, pôr e tirar a máscara. O 1.º guia da DGS para o dia a dia

Nota 3: Autoridades de saúde admitem desafios em Lisboa: “Temos uma enorme dificuldade em pronunciar o nome das pessoas, uma enorme dificuldade em comunicar” 

Há Um Espírito E Um Clima Que Inspiram Comportamentos Perante Os Quais Soçobra A Lei

Mais do que o interesse imediato ou a ambição, mais do que o bairrismo dos vizinhos ou a parceria dos cúmplices, há um espírito e um clima que inspiram comportamentos perante os quais soçobra a lei. 

Os ricos pensam que tudo lhes é permitido, por serem ricos. As “pessoas bem” acham que devem ter o que querem, porque é assim. Os militantes dos partidos, sobretudo os que ganham eleições, entendem que a democracia é isso mesmo, uma distribuição de despojos. Os sindicalistas crêem que a democracia foi feita para os trabalhadores, o que se deve traduzir em vantagens. Os católicos aceitam que o povo de Deus deve receber os devidos benefícios, porque é natural que assim seja. Os maçons não têm Deus nem Mestre, mas devem ter privilégios, porque deles é a virtude cívica. A esquerda entende que a política deve comandar a economia. A direita não acha errado que a política se possa submeter à economia.

É este espírito que faz com que seja natural que os seus ajudem os seus. Que as tribos e as comunidades tenham a sua força. Jovens, mulheres, negros, velhos, doentes, trabalhadores, minorias e cultos acreditam piamente que todas as medidas e todos os gestos que desfaçam desigualdades e que promovam antigos oprimidos e explorados têm absoluto fundamento.

O problema é ter a certeza de que, quando não houver tribos nem comunidades, quando não houver pessoas do mesmo grupo ou com a mesma crença, quando só houver gente da mesma condição, quando tivermos a igualdade total, nessa altura, estaremos a viver em plena ditadura totalitária. E teremos uma sociedade sem corrupção. E sem liberdade. 

António Barreto, Público (via Jacarandá)

A Serenidade Necessária

Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.
Reinhold Niebuhr