Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Frase Inteligente ...

... « As PPP não são só passivos, também são activos. As estradas estão lá »

António Mendonça, ex-ministro das Obras Pública

Passivos foram os que consentiram que V.Exª ...  tivesse assumido as funções de ministro.
As estradas estão lá, muitas às moscas. Os passivos, perseguem-nos a cada hora, a cada dia, e por anos que não poderemos prever quantos serão.

Protecção E Equilíbrio Sustentável : Arrábida E Tróia



A importância do Parque Natural da Arrábida para a Península de Setúbal é, por todos, reconhecida. Esta importância torna mais premente uma protecção mais eficaz, valorizando-se e promovendo o seu aproveitamento sustentável. Deve promover-se um equilíbrio sustentável entre a protecção do património natural, as situações jurídicas consolidadas e as necessidades das populações. Esse equilíbrio não existe actualmente no Parque Natural da Arrábida
A Arrábida agradece. Os Setubalenses também. (Ler aqui o artigo completo)

Voltar À Terra É Uma Missão Impossível ? ... Pode não Ser.

Segundo a proposta de revisão do Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação 2011-2020, entregue recentemente ao governo, voltar à terra pode ser uma missão quase impossível. Nos últimos dez anos a qualidade dos solos portugueses caiu e a aridez aumentou por causa das alterações climáticas.
Segundo o documento a que o i teve acesso, 20,4% dos solos portugueses encontram-se "muito degradados" e 11,8% estão "degradados". Só 35,7% são considerados produtivos e 20,5% maduros.
O Alentejo, as regiões Centro e Norte, especialmente junto à linha de fronteira com Espanha, são as zonas mais preocupantes. E mais de metade dos solos, 52%, apresentam "grande ou elevada susceptibilidade de desertificação". (Ji via DN)

Há muito tempo que conhecemos as consequências do aquecimento global, da cultura intensiva, e também sabemos bem quais as consequências das grandes plantações de eucaliptos no Alentejo - na mira de ganhar muito, trabalhando pouco. Mas, isso agora não interessa nada. O que necessitamos é de inovar e aplicar soluções que minimizem ou revertam esta situação.Se outros o fizeram transformando desertos em terras produtivas, como não podemos nós fazê-lo? Acima de tudo é preciso querer. Ora leiam aqui.

A Palavra Agora É ... Rever

O Governo está a renegociar com a troika o programa de assistência financeira para canalizar dinheiro para as empresas públicas, que ficaram de fora do pacote de 78 mil milhões de euros. Para o primeiro-ministro, o pressuposto de que o Sector Empresarial do Estado se conseguiria refinanciar em mercado externo é "irrealista", já que "não é possível aos bancos manterem o crédito à economia privada e ainda refinanciarem o sistema público". (ler)