Pesquisar neste blogue

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reinventar A 'Tecnologia Da Gestão'

Gary Hamel pertencia à "shortlist" dos melhores teorizadores de estratégia e gestão do mundo antes deste livro - "The Future of Management", hoje é hoje professor da reputada London Business School .

O livro começa precisamente por dizer que a gestão actual está ultrapassada e que não serve para o futuro. O autor estabelece que, depois de anos a optimizar a eficiência operacional, as empresas devem agora centrar-se na eficiência estratégica, cujo impacto é importante para o presente e determinante para o futuro.
O livro está organizado em quatro partes, que explicam a razão e acção da Gestão da Inovação e exploram a imaginação e construção de um futuro sustentável reinventado por gestores que apostam na mudança disruptiva do modelo.

Hamel assegura que a "tecnologia da gestão" será reinventada e que esta é a oportunidade de ser magnânima: o modelo do século 21 estará assente em honra, iniciativa, criatividade e paixão.

Fonte: Pedro Barbosa,JNegócios


Confusão Sobre Decisões Do Ecofine ...

... Diz Cavaco

O Presidente da República considerou hoje, terça-feira, que existe uma "grandessíssima confusão" sobre as últimas decisões do Ecofin, sublinhando que apenas foi inventado "um nome pomposo" e dada uma nova roupagem àquilo que já estava previsto.

Em jeito de conselho, Cavaco Silva disse que seria bom que se lesse em primeiro lugar o Tratado de funcionamento da União Europeia, concretamente o capítulo que trata da política económica e monetária. (ler)

A Oportunidade De Ter Um Diploma ...


José Sócrates voltou a mencionar a necessidade de atrair novos públicos para as instituições de Ensino Superior e defendeu hoje que está determinado em acabar com o maior défice da sua geração, a formação académica . Mas, é claro, que não se acaba com o défice na educação porque sua Ex.ª determina, a não ser que utilizem o método fictício aplicado no básico e secundário cujos objectivos são meramente estatísticos.

Sócrates acrescentou ainda - Sou de uma geração que teve um problema de falta de formação. Eu, apesar de tudo, tive essa oportunidade, mas esse foi sem dúvida o maior défice que tivemos de enfrentar" - Pois, e que oportunidade! - Não é para todos poder fazer exames ao domingo ou por correspondência.

Ter um diploma só por ter não traz qualquer benefício ao país, seria melhor preocuparem-se com a realização e aptidão vocacional dos jovens de modo a sentirem-se úteis à sociedade.

Lucidez E Ignorância

«Possivelmente não é sem razão que atribuímos à ingenuidade e ignorância a facilidade de crer e de se deixar persuadir: pois parece-me haver aprendido outrora que a crença era como uma impressão que se fazia na nossa alma; e, na medida em que esta se encontrava mais mole e com menor resistência, era mais fácil imprimir-lhe algo. Assim como, necessariamente, os pesos que nele colocamos fazem pender o prato da balança, assim a evidência arrasta a mente (Cícero). Quanto mais vazia e sem contrapeso está a alma, mais facilmente ela cede sob a carga da primeira persuasão

Michel de Montaigne