Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de março de 2017

Notícias Soltas (act.)

Novo teste sanguíneo é capaz de apontar a localização de um cancro



Tribunal manda recolher livro de José António Saraiva
Relação de Lisboa considera que dois parágrafos da obra violam intimidade da jornalista Fernanda Câncio. Trecho relativo à vida privada da repórter terá de ser retirado de eventuais novas edições do livro.(Público)

Ameaças obrigam a cancelar conferência de Jaime. Professor ia falar na Universidade Nova de Lisboa sobre o Brexit, Trump e Le Pen

Campanha de Costa tentou comprar "posts" na Pipoca

O Caso Sueco Serve De Reflexão

Durou só sete anos a entrega da defesa da Suécia a voluntários. A partir do próximo ano, o serviço militar obrigatório volta a ser instituído no país escandinavo.

Mesmo que um conflito com a Rússia seja hipótese remota, o caso sueco serve de reflexão, até fora do Báltico. Nenhum país está seguro se descurar a sua defesa, nenhum país pode deixar de reagir se o voluntariado nas forças armadas se tornar insuficiente. Que a Suécia seja um país neutral por vocação só reforça esta afirmação. Basta olhar para o mais famoso dos países neutrais, a Suíça, para se perceber que talvez só tenha sido capaz de manter esse estatuto nas duas guerras mundiais exactamente porque possui um poderoso exército.

Leonídio Paulo Correia, DN  

Toda A Realidade É Redutora


Viajar não é realizar o imaginário que nos excita antes da viagem mas sim exterminá-lo. O deslumbramento é do que se imagina e não do que realizou esse imaginar. Nós pensamos numa terra longínqua e confusamente admitimos que essa distância é sensível quando lá estivermos. Ora quando lá estivermos há o real que desmistifica o imaginário, há o lá, como aqui, num sítio limitado por um horizonte totalmente presente e não tocado da ausência que havia na imaginação. Mesmo os seus elementos característicos que tiver, uma vez realizados, perdem a magia na sua realização. Eis porque precisamos às vezes de rever num mapa a sua localização para de algum modo lhe restaurarmos a distância. Tudo se solidifica na concretização do real, tudo se desvanece aí da sua figuração. A grande força do real é a do que está para lá dele, porque toda a realidade é redutora.

Vergílio Ferreira